Vale a pena revisar os processos financeiros depois de tanto tempo?

Processo_Financeiros_IN

Com que frequência você revisa o planejamento financeiro de sua organização? É provável que muitos não se lembrem da última vez que isso aconteceu. Uma vez elaborado, o gestor financeiro sabe que tem um planejamento padronizado a seguir, mas dificilmente volta a atualizar o documento.

 Se isso é uma realidade na sua empresa, atenção.

Diante de uma crise econômica, como a que o país está enfrentando, rever a gestão financeira é uma prioridade. Um planejamento financeiro atualizado de acordo com o momento econômico é o que garante a saúde do negócio.

É por meio dele que os gestores conseguem ter conhecimento a respeito da disponibilidade ou falta de recursos financeiros, da necessidade de realizar investimentos, antecipar projetos ou refazer orçamentos.

Projeções financeiras

Nesse ponto, o Business Intelligence (BI) e o Data Discovery (DD) são soluções tecnológicas fantásticas para auxiliar no planejamento, organização e controle financeiro. O uso do BI e DD permite a estruturação e previsão de gastos futuros separados mês a mês, a análise dos gastos projetados e realizados e ainda auxilia na definição de prioridade de investimentos.

Simular cenários e fazer projeções financeiras é um diferencial necessário para driblar as dificuldades e manter a lucratividade da organização.

Algumas vezes, é necessário cortar gastos para adequar o orçamento à realidade atual. Ao contar com o apoio de uma solução de tecnologia capaz de analisar cenários e realizar projeções futuras é possível identificar com precisão de que área é mais prudente rever o orçamento, sem impactar no desempenho operacional e financeiro.

 Adquirir o hábito de revisar o planejamento financeiro é saudável para a companhia. Revisar não quer dizer que o que foi planejado está errado e sim ter a possibilidade de corrigir eventuais erros e manter a empresa atualizada.

Afinal, a atualização no plano pode trazer a oportunidade de rever processos e optar por fórmulas mais atualizadas e baratas. Pense nisso.

New Call-to-action

Deixe um comentário