Como o BI otimiza a gestão do fluxo de caixa


Como sabemos, fazer projeções de
fluxo de caixa é uma etapa fundamental para avaliar a situação financeira da organização e definir as melhores estratégias de investimento ou financiamento a curto, médio e longo prazos.

Entretanto, fazer esse controle manualmente, utilizando planilhas de Excel, pode ocasionar falhas na gestão e comprometer a eficácia do gerenciamento de entrada e saída de valores dentro da organização. 

 

Aplique inteligência da gestão financeira

Para uma gestão precisa, o ideal é contar com uma plataforma de business intelligence que atue de forma integrada com o ERP da empresa. Por meio da análise dos dados, fica mais fácil compreender como o dinheiro está se movimentando dentro da companhia e traçar soluções para minimizar os gastos e aumentar o lucro.

 

Integração de dados

Ao analisar na ferramenta de BI as informações sobre fluxo de caixa, demonstrativos de resultados do exercício, além dos lançamentos contábeis em balancetes e até o volume de estoque, você consegue criar cenários comparativos e ter insights para uma tomada de decisão sem falhas.

Além disso, fica mais simples gerenciar os KPIs estratégicos e fazer esse controle por meio de dashboard interativos. Embora as projeções de fluxos de caixa costumam ser trimestrais, sua gestão deve ser diária. Só assim é possível programar os pagamentos, conferir os recebimentos e adotar medidas para uma situação de sobra ou falta de verba.

A possibilidade de visualizar os dados de diversos departamentos também é um grande facilitador para o controle financeiro. Para agilizar a gestão, você pode definir no dashboard as informações relevantes que deseja acompanhar de cada área e utilizá-las para uma elaboração mais exata do fluxo de caixa.

Mas não esqueça: por mais benefícios que a tecnologia forneça é fundamental ter disciplina e dedicação para alcançar o fluxo de caixa perfeito. 

cta_IN_2

Deixe um comentário