Como os KPIs certos ajudam a otimizar a gestão logística

kpis.png

Um cliente comprou um produto na sua loja virtual e tem a expectativa mínima de recebê-lo no prazo informado e em boas condições de uso. No entanto, passam-se os dias e nada da compra chegar. Ao fazer a reclamação é informado que houve um problema com o translado.

Certamente, a chance de perder o cliente e denegrir a imagem da marca é grande. E o pior ainda é constatar que isso poderia ser evitado se a gestão logística fosse feita com mais eficiência.

 

Gerencie o ciclo de venda e entrega dos produtos

Para evitar esse tipo de situação, é necessário estabelecer métricas de logística para guiar o negócio. A análise dos dados é o primeiro passo para definir os KPIs essenciais para o bom resultado.

Alguns exemplos de indicadores de performance em logística são:

- Custo do frete por unidade enviada;

- Custo dos fretes "para fora" (outbound) como porcentagem das vendas;

- Custo dos fretes "para dentro" (inbound ) como porcentagem das compras;

- Tempo de trânsito das mercadorias até o consumidor final;

- % dos fretes gastos com problemas (trocas, devoluções, remessas perdidas);

- % utilizada da carga dos caminhões (tem caminhão rodando quase vazio?);

- Unidades no estoque versus unidades vendidas por mês;

- Lucro marginal por unidade vendida.

Definir as métricas e não acompanhar e mensurar os resultados não faz sentido. Para fazer um gerenciamento preciso o ideal é que você impute esses dados num dashboard de BI e faça o controle de cada KPI em tempo real.

O Business Analytics é uma excelente opção para apoiar na identificação do resultado de cada ação que está sendo desenvolvida para promover os produtos e ainda ajudar no gerenciamento do nível de assertividade na gestão do estoque e no fluxo de entrega dos produtos.

Com ele, você pode criar alertas para ser informado sobre os itens que já extrapolaram a data de entrega. Ou seja, além de descobrir onde está a falha e corrigir o problema, você ainda tem a possibilidade de traçar estratégias como, por exemplo, não cobrar o valor do frete, na tentativa de minimizar o impacto negativo.

A utilização das soluções de Business Intelligence é uma importante escolha para agregar valor ao negócio e melhorar a eficiência da operação logística. Se você tem esse desafio na sua organização, acompanhe os próximos posts e veja como otimizar a gestão da área. 

Conquiste mais clientes com Business Intelligence

Deixe um comentário