Gerenciamento da força de vendas: saiba como o BI pode te ajudar

Líderes e gestores das equipes de vendas nas organizações têm grandes desafios a superar todos os dias. Muitos contratempos são gerados pela incapacidade de detectar problemas a tempo de tomar alguma atitude, ou por desconhecimento do que acontece a cada momento com seus fluxos de informações e com sua equipe.

É exatamente aí que o Business Intelligence pode revolucionar as atividades de gestão de vendas e otimizar processos, pois nada mais vital para este segmento de atuação do que o controle das informações geradas pelo funcionamento de uma empresa e seus clientes.

Saiba como o BI pode auxiliar o gerenciamento da força de vendas a alcançar melhores resultados e extrair o melhor de cada profissional envolvido:

Gestão e mensuração dos resultados

Todo o seu controle de vendas e intermináveis planilhas não vão ajudar muito se a capacidade de cruzar informações é limitada, ou se captação de dados entre várias origens diferentes é complexa ou impraticável. No comando de uma equipe de vendas, agilidade e precisão das informações é crucial e podem significar o sucesso ou o fracasso de uma liderança.

Utilize o Business Intelligence para acessar toda a informação que você precisa, no momento exato, com a modelagem certa para a visualização dos relatórios que deseja. Extraia da ferramenta todo o insumo de conhecimento necessário para mensuração de resultados e controle dos indicadores do desempenho da equipe e comportamento do cliente ao longo do seu sales pipeline.

Previsões mais precisas e acertadas

A partir da análise detalhada do histórico de vendas da sua organização, do relacionamento com o cliente e seu lifetime value é possível partir para a projeção de forecasts muito mais precisos e positivos para acompanhar os resultados da sua equipe. Em outras palavras, saber tudo sobre a empresa e o seu negócio detalhadamente gera assertividade com relação as previsões de vendas.

Acertar previsões significa cumprir orçamentos e prazos, atingir metas e deixar o cliente satisfeito, dimensionar bem o investimento e mão de obra, aproveitar melhor o tempo e a força produtiva. Ou seja, é o caminho para o sucesso.

Por meio do Business Intelligence, o planejamento de ações para médio e longo prazo encontra muito mais embasamento para estudo e análise de estimativas e projeções corretas.

Controle das perdas

Ainda mais importante do que saber o que está dando certo nas vendas é saber o que há de errado. Controlar todas as informações a respeito de prospects não convertidos e investimentos que não deram retorno garante, no mínimo, o aprendizado e asseguram a possibilidade de agir rapidamente quando alguma coisa não der certo, em curto prazo.

Uma ótima plataforma de Business Intelligence ajuda a compreender melhor quando há alguma ruptura nos processos ou outra situação externa que impacte negativamente nos resultados da sua equipe. Afinal, é importante este feedback para saber como e quando agir.

E você, ficou com alguma dúvida em relação aos benefícios que o BI proporciona ao seu time de vendas? Compartilhe com a gente sua opinião e fique de olho no blog. Até a próxima!

New Call-to-action  

Deixe um comentário