Qual a diferença em Business Intelligence e Business Analytics?

Tomar decisões com base em dados concretos é uma necessidade para todas as organizações que querem se diferenciar no setor, reduzir custos e aumentar a eficiência operacional. Para isso, o uso de uma ferramenta de BI é fundamental, pois se basear somente em conclusões intuitivas para agir pode causar perdas irreparáveis ao negócio.

Porém, na hora de escolher a melhor tecnologia de análise de dados para implementar, provavelmente, você deve ficar em dúvida sobre qual a escolha certa a fazer. Afinal, cada vez mais surgem variações do tema Business Intelligence, o que dificulta o processo de definição da plataforma.

Variações do mesmo tema

Dois termos vêm sendo muito utilizados no mercado: BI (Business Intelligence) e BA (Business Analytics). Ambos têm o propósito de ajudar as organizações na tomada de decisões por meio de dados mensuráveis, porém diferem no método utilizado.

O Business Analytics, por exemplo, utiliza mais recursos de estatísticas preditivas, permitindo antecipar problemas e agir proativamente. Com ele, pode-se mapear o gasto desnecessário de cada área e traçar planos de ação para contenção de custo, sem comprometer a produtividade e qualidade final.

Outro diferencial da solução é que ela permite ao gestor ter uma visão sobre as razões que pelas quais determinados acontecimentos ocorreram e não somente o entendimento sobre o que aconteceu, como aconteceu e quando aconteceu.

No exemplo dos custos de cada departamento da empresa, você consegue entender o motivo do porque a área de Recursos Humanos extrapolou o orçamento dos últimos três meses e, assim, fazer simulações com base na análise preditiva, para traçar estratégias que reduzam esse custo.

 Assertividade no planejamento

Já o Business Intelligence (BI) é uma excelente ferramenta de análise para apoiar o gestor no planejamento estratégico. A solução é responsável por coletar e analisar um conjunto amplo de dados de uma organização, permitindo o entendimento da performance e, a partir daí, possibilitando o planejamento de um futuro mais eficiente.

Sem contar que com ambas soluções, você tem a possibilidade de navegar em dashboards, cruzar e analisar os dados e ainda gerar relatórios personalizados  para facilitar na tomada de decisão.

 Evolução das análises de dados

Podemos dizer que até 2010, quando se falava de dados estratégicos de uma organização logo se pensava em BI. Porém, quando começou a ser disseminado o conceito de analytics, as análises de dados deixaram de ser exclusivas da área de TI e se tornaram essenciais para outras unidades de negócios, como por exemplo, marketing, finanças, logística, RH e etc.

Portanto, os dois conceitos (BI e BA) são complementares. Podemos arriscar a dizer que o BA é uma evolução do BI no que se refere a uma análise preditiva dos dados, porém ambas são excelentes escolhas para ajudar na tomada de decisão assertiva do negócio e componentes de uma tendência maior direcionada ao uso do big data. 

cta_IN_2

Deixe um comentário