3 Dicas Para Tomar as Melhores Decisões Baseadas em Dados

empresário com lupa analisando gráfico

A tomada de decisão baseada em dados não é mais apenas um diferencial - é uma necessidade. Hoje, todos sabemos da importância crucial dos dados na hora de compreender e prever as movimentações de empresas, criando estratégias personalizadas que impulsionam os negócios.

Ainda assim, ter essa consciência não é tudo. Para negócios com foco em data driven, mais do que entender a importância e o poder das informações, é necessário saber aplicar tratativas certeiras para que seja possível tomar decisões baseadas em dados de forma segura e assertiva.

O cenário de importância dos dados

Vivemos na era da informação, da troca de dados em tempo real e em escala global. Não é difícil ir muito longe para perceber isso: cada vez que você pesquisa por um produto em buscadores como o Google, você automaticamente será impactado por anúncios do mesmo produto ou similares. Isso acontece porque o Google cruza os dados da sua pesquisa e do seu computador com os anúncios disponíveis na sua base. Assim, ele sabe exatamente quais as publicidades você deverá ter contato de acordo com suas preferências de pesquisa.

LEIA TAMBÉM: Dados: todos são capazes de compreendê-los!

As redes sociais são outro exemplo: hoje, 15% do conteúdo que você consome no Facebook é fruto de sugestões a partir dos dados referentes às suas atividades na sua conta - e, até 2023, espera-se que esse percentual suba para 30%.

Esse é um tipo de conhecimento que expandi, mais rapidamente do que se poderia imaginar, é traduzido para a realidade de diversos segmentos de empresas e negócios. Aos poucos, se torna possível diversificar e personalizar experiências, tanto entre funcionários quanto diretamente com o cliente - o que traz resultados positivos em inúmeras esferas.

Dado ≠ Informação

O primeiro passo para tomar as melhores decisões baseadas em dados é compreender que dado, por si só, não é muita coisa. Naturalmente, eles possuem sua carga de importância - mas, é preciso saber usá-la.

Um dado, sozinho, é um documento, um fato que atesta uma condição específica que finda em si mesma, sem nenhuma outra finalidade. Se você olhar a previsão do tempo de hoje, terá um dado objetivo: a temperatura atual. E isso não diz nada além disso. Não é uma informação que pode ser desdobrada para além dela mesma.

Por outro lado, informação é, justamente, o desdobramento de vários dados que, juntos, criam sentido, uma conclusão maior, que gera insights estratégicos.

No mesmo exemplo da previsão do tempo, se combinarmos dados retroativos e em tempo real da mudança da temperatura com outros fatores - como por exemplo, a quantidade de carros que descem para a praia e os dias da semana - , é possível criar relações entre cada um desses dados e prever diversas situações, como engarrafamentos, acidentes, deslocamento de turistas na região litorânea, por exemplo, em relação aos dias da semana e clima no momento. 

DESCUBRA: Por que a Inteligência Aumentada é o futuro da IA?

Como melhorar minhas decisões baseadas em dados?

Dessa forma, podemos dizer que não existe fórmula mágica para o uso de dados - é preciso ter um método que vá além da simples organização de dados.

Para que uma empresa tenha foco em data driven, é preciso se assegurar que os dados fazem sentido para seu negócio, além de garantir um processo inteligente de análise e tratamento de informação no menor tempo possível.

Para que isso seja possível, existem algumas dicas fundamentais que garantem uma tomada de decisão - confira todas elas e se torne uma empresa focada em dados de ponta a ponta!

1. Pipeline de dados com múltiplas fontes

Seus dados não podem ser limitados. Por isso, você precisa garantir que seu data set possa suportar diversas fontes simultaneamente, de modo automático e fluído, por meio de uma plataforma que centraliza todos os inputs de maneira eficiente. Saiba como podemos te ajudar.

LEIA MAIS: Alfabetização de dados: por que sua implementação é necessária?

2. Atualizações em tempo real

Para tomar boas decisões baseadas em dados, é preciso que você assegure que eles são atualizados em tempo real. Para isso, a entrada de dados brutos deve ser constante, bem como a capacidade de centralização e catalogação da ferramenta. Isso faz com que seus dados acompanhem o ritmo do seu negócio sem delays.

3. Ações relevantes

Por fim, uma decisão baseada em dados assertivos se beneficia de insights e disparos de ações automáticas, o que encurta o tempo da tomada de decisão e ainda garante acurácia. Essas ações podem ser tanto alertas para os responsáveis por suas áreas como ações executadas automaticamente.

SAIBA MAIS: O que é preparação de dados e qual sua importância?

Opte pela Inteligência Ativa

Esses três pilares garantem uma tomada de decisão baseada em dados de forma assertiva e segura - e são, também, os pilares da Inteligência Ativa da Qlik.

Diferente de um sistema de BI Clássico, que tem o foco na visualização de dados organizados por meio de um data set pré determinado e limitado, a Inteligência Ativa se caracteriza como um estado de constante consciência da movimentação dos seus dados.

Esses inputs são liberados, ainda em forma bruta, constantemente, o que faz com que os dados percorrem um pipeline analítico em constante adaptação, onde a inteligência de máquina se beneficia da inteligência humana, e vice e versa. Tudo isso resulta em informações e disparos de ações praticamente em tempo real, gerando mais segurança e melhores resultados para quem não pode perder tempo na análise de dados.

Quer entender mais sobre como a Qlik pode revolucionar suas tomadas de decisões baseadas em dados, fazendo seu negócio ser realmente data driven com a 3ª geração do BI? Então, converse com um dos nossos especialistas!

Entre em contato com os especialistas IN

Deixe um comentário