5 indicadores de vendas úteis para o marketing

A riqueza de dados provenientes da área de vendas é fundamental para agregar valor e aumentar a produtividade nas ações do planejamento estratégico de marketing.

Usar o BI (Business Intelligence) ou VA (Visual Analytics) para analisar as informações e extrair  insights importantes permite uma tomada de decisão assertiva e alinhada com o negócio.

Conheça cinco indicadores de vendas que podem ser analisados por meio de uma plataforma analítica de dados e fazer toda a diferença nos processos de marketing.

# 1. Comportamento de compra do cliente

Entender o ticket médio de compra, o tempo de permanência de cada cliente no estabelecimento e a quantidade de vezes que ele adquire produtos na loja são informações extremamente relevantes para que o marketing possa estruturar as ações de merchandising no ponto de venda.

Por exemplo, se ao acompanhar os gráficos gerados no dashboard da ferramenta de BI, você perceber que os clientes ficam em média menos de cinco minutos na loja física é possível rever o posicionamento dos produtos nas gôndolas e até pensar em ações promocionais.

#2. Conversão de leads em vendas

Acompanhar o número de leads que se tornam clientes também é uma métrica importante para o marketing. Ao ter conhecimento sobre essa informação, a área pode definir em quais ações deve investir para acelerar o processo de venda e ajudar o vendedor na conversão.

#3. Análise de perdas

Mensurar e compreender as perdas também traz um ganho imenso para refinar a estratégia de marketing. Analisar o motivo pelo qual a venda não foi concretizada é uma maneira eficiente de arrumar a casa e traçar planos e metas mais assertivos.

#4. Desempenho dos produtos no mercado

Supondo que sua organização tenha lançado um produto recentemente é importante acompanhar nos reports de vendas como está a aceitação da oferta pelo mercado. Com base nesse retorno, você poderá repensar as ações utilizadas no período de lançamento e definir novos passos para consolidá-lo.

# 5. Ajuste do preço

Ao entender o retorno em vendas de cada item do portifólio e cruzar essa informação com o desempenho de vendas dos concorrentes é possível identificar se o preço praticado pela sua empresa está condizente com o mercado. Dessa forma, você consegue trabalhar ações de marketing focado para atingir o público-alvo ou rever a precificação a fim de ajudar a alavancar as vendas.

A utilização do BI ou VA é fundamental para ajudar no processo de análise e tomada de decisão em toda a estratégia de marketing. Aproxime-se da área comercial e tracem juntos um plano direcionado par alavancar as vendas.

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