Todo gestor sabe o que deve e quer ver em um relatório de métricas, e muitas organizações e mercados possuem particularidades infinitas em relação ao que mensurar para indicar o sucesso da operação - os populares KPI (key performance indicators).
Mas como? Utilizar uma ferramenta de Business Intelligence que permita customizar relatórios e dashboards.Isso ocorre porque com a evolução do negócio, as particularidades de cada área e até mesmo o modelo de gestão se evidenciam. É aí que surge a necessidade de visualizar os dados do seu jeito, de acordo com a sua demanda.Dependendo do nível de maturidade que a companhia se encontra, é possível utilizar interfaces únicas para criar processos e métricas de análise dos dados. No entanto, a medida que a organização vai se estruturando, o formato “modelo padrão” nem sempre funciona. E isso pode ser um problema.
Assuma a liderança do segmento
Uma organização do segmento de moda, por exemplo, que a cada estação do ano lança novas coleções, ao usar uma ferramenta de BI flexível, consegue criar métricas para analisar a aceitação do consumidor em cada região do país, observando o desempenho de vendas por cidade e sazonalidade, se for o caso.
A companhia pode ainda utilizar o dashboard para estabelecer as mesmas métricas de comparação dos seus produtos com a concorrência. Para isso, basta consolidar as informações e cruzar os resultados da sua empresa e da concorrência, considerando o mesmo período para análise. Desta forma, você pode mapear que a marca Y, que tem uma coleção parecida com a sua, vendeu mais no Nordeste e Norte e empatou com você nas regiões Centro-Oeste e Sul.
Com essas informações em mãos é possível rever a estratégia de marketing adotada nessas áreas para corrigir a rota e traçar um novo plano de vendas para melhorar o resultado. E esse acompanhamento pode ser feito em tempo real, o que permite que você assuma a liderança ainda no período vigente da nova coleção.
Aprimore a performance de cada setor
A performance da empresa é resultado do desempenho singular de cada setor, assim como do conjunto de interações entre setores. Consistência dos dados, indicadores setoriais, fluxos de informação, produtividade e eficiência podem ser melhorados com o uso de dashboards customizados.
Por exemplo: ao registrar as notas fiscais de entrada de mercadorias, seu sistema pode, automaticamente, identificar aquelas que já tiveram o ICMS recolhido, informando ao setor contábil sobre o resgate de créditos. Essa informação permite otimizar tanto o trabalho do setor de compras quanto do setor contábil da empresa, sem falar na economia de recursos advindas da obtenção do crédito do referido imposto.
Depois disso, seus times podem avaliar a eficácia dos processos, os indicadores financeiros e os benefícios adquiridos numa única tela, com possibilidade de filtragem de informações e abertura de detalhes, quando necessário.
Melhore a comunicação da empresa
A gestão orientada a dados é uma realidade difícil de ser ignorada nas empresas. No entanto, é preciso fazer com que esses dados sejam colocados de uma forma compreensível para todos. Na gestão de pessoas, você pode estipular metas, criar indicadores, mas sem demonstrar o que isso de fato significa para o seu time, os resultados serão difíceis de aparecer.
É aí que entra o dashboard do BI. Com ele você pode criar relatórios visuais e ricos na criação de cenários. Com este modelo de plataforma é possível, por exemplo, usar o recurso de storytelling para apresentar os dados, o que torna a apresentação mais leve e agradável.
No caso da produtividade de um setor, você pode criar gráficos, ícones e outras peças visuais para ilustrar a importância desse indicador, como ele afeta os resultados da empresa e como cada colaborador pode contribuir para aumentá-lo.
Confrontando os dados de produtividade com dados financeiros, é possível descobrir quais setores estão contribuindo mais para o faturamento, utilizando a comunicação visual como forma de disseminar o conhecimento de uma maneira fácil e intuitiva.
Maximize os resultados
O BI é uma solução que se aplica a toda organização, a fim de melhorar os resultados em diversas frentes. Com um dashboard customizado, você pode analisar os processos macro e micro da empresa, verificar gaps nos fluxos de trabalho, identificar pontos de melhoria e assim conduzir mudanças estruturadas na empresa.
Você pode também aumentar a produtividade da equipe e identificar com rapidez processos que não estão sendo desempenhados como o esperado, detectando inclusive quais os motivos para que eles não estejam andando conforme as expectativas.
No setor de vendas, você pode explorar os dados coletados e analisados pelo BI no dashboard com maior precisão, determinando suas metas de vendas e novas estratégias de marketing. Informações como custo de aquisição de clientes (CAC), ticket médio, taxa de recompra e ciclo de vida de um produto podem ser exibidos em conjunto para que você entenda como seus resultados estão evoluindo.
Otimize a segurança de dados
Cada setor da empresa tem uma necessidade específica de dados, sendo desnecessário liberar acesso total para todos os colaboradores. Com a segmentação da informação de acordo com níveis de segurança, fica mais fácil controlar o trânsito de informações na empresa e oferecer dashboards de controle personalizados segundo as necessidades de cada área.
Uma aplicação prática: para o financeiro, é importante conhecer os custos da folha de pagamento, a incidência de impostos, horas extras, gratificações, etc. Mas não é essencial, nem recomendável, que ele tenha acesso às avaliações de desempenho dos setores. Essa informação é de competência da gestão de pessoas, apenas.
Da mesma forma, as informações financeiras da empresa não podem estar acessíveis para todos. Faturamento, lucro líquido, despesas, resultado operacional, são de competência do financeiro, da contabilidade e da alta direção. Qualquer outra pessoa que esteja acessando esse tipo de dado pode estar colocando em perigo a competitividade do negócio.
Sendo assim, você pode ter níveis de acesso que impeçam outros setores de consultar dados estratégicos, o que manterá os dashboards otimizados e a sua empresa com maior segurança na informação.
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