5 quesitos para escolher a melhor ferramenta de visualização de dados

iStock-808157682

Uma ferramenta de visualização de dados é aquela que coleta, manipula e analisa dados brutos, transformando-os em tabelas ou outras figuras visuais. Ela estrutura graficamente as informações para que sejam facilmente compreendidas.

Com esses dados, é possível entender melhor a realidade da empresa, bem como traçar metas claras. Além disso, permite organizar os processos, direcionar o trabalho das equipes e, principalmente, tomar decisões assertivas.

Como a ferramenta de visualização de dados ajuda empresas?

Essa ferramenta possui diversas funcionalidades no ambiente corporativo. É útil para disponibilizar insights às equipes, permitindo uma interpretação mais ágil dos dados.

Isso ocorre porque os dados brutos nem sempre oferecem o entendimento adequado sobre o conteúdo. Em contrapartida, se analisados e posteriormente dispostos graficamente, eles podem ser vistos de forma mais eficaz.

A ferramenta de visualização de dados também é muito utilizada para identificar correlações e padrões de desempenho, garantindo uma panorama macro do negócio.

Nova call to action

Além disso, através da interação de um conjunto grande e complexo de dados, é possível realizar uma análise preditiva da empresa. Ou seja: ter acesso a fatos atuais e históricos para, com isso, observar tendências e fazer previsões.

Como existe uma variedade de ferramentas que oferecem essa opção, é preciso ficar atento a alguns quesitos. São eles que demonstram a eficácia da tecnologia e, mais do que isso, a análise das informações.

5 fatores essenciais em uma ferramenta de visualização de dados

1 – Fonte de dados

Antes de escolher a ferramenta em si, as empresas precisam avaliar a melhor forma de armazenar os dados - se em um servidor próprio ou na nuvem. Atualmente, esta última opção é considerada a mais eficiente, pois não requer equipamentos próprios. E, em caso de problemas na empresa, os dados ficarão assegurados.

Após isso, é preciso fazer um levantamento das fontes principais de dados a serem analisados. Eles podem advir de sistemas próprios, mídias sociais, CRM, planilhas de Excel, entre outros. Inclusive, devem aceitar formatos como números, tabelas e gráficos.

Realizando esses levantamentos, basta escolher uma plataforma que seja compatível, suporte a conexão desejada e leia as diversas fontes de dados utilizadas.

2 – Transformação de dados

Nesse quesito, há três fatores a serem levados em consideração:

  1. Volume;
  2. Armazenamento;
  3. Tratamento.

É importante saber, por exemplo, a quantidade de dados a serem organizados e avaliar se o tratamento será feito na própria ferramenta - ou se já estarão devidamente estruturados. Necessitando, desta forma, apenas conectá-los e promover a visualização.

O ideal é contar com uma ferramenta que capture os dados, realize essa transformação e crie as visualizações rapidamente. Quando tudo é unificado, o processo se torna mais rápido e certeiro.

3 – Exploração e análise de dados

Para saber se uma ferramenta de visualização de dados é ideal, é preciso entender porque a empresa precisa de uma. Se é para explorar as informações a fundo e utilizá-las nas tomadas de decisão ou apenas para acompanhamento gerencial.

Isso pode eliminar algumas opções - devido aos diversos campos e funcionalidades que cada uma oferece.

Existem versões mais básicas, que permitem o acesso às informações em diversos formatos e uma análise breve sobre histórico e tendências. Outras favorecem uma compreensão maior sobre o conteúdo. Já as mais complexas, podem utilizar estatísticas e conhecimentos próprios para prever indicadores.

Mais um fator que deve ser levado em consideração é a quantidade e os tipos de gráficos disponibilizados. Escolha aquela que ofereça o formato mais apropriado para o entendimento do seu negócio.

4 – Facilidade de uso

É essencial que a ferramenta de visualização de dados escolhida conte com recursos fáceis de usar e uma interface amigável. Afinal, nem sempre os usuários são técnicos e especialistas em Tecnologia da Informação.

Portanto, se o objetivo é permitir o acesso de todos às informações, o recurso deve ser simples, intuitivo e pensado para pessoas com quaisquer níveis de habilidade.

5 – Design responsivo

O design da plataforma também deve ser avaliado. Isso porque a ferramenta pode ser acessada através de outros dispositivos que não sejam o computador. Portanto, ela deve se adequar a qualquer um, permitindo o fácil acesso aos dados.

Quais são os diferenciais da ferramenta Qlik?

A Qlik é considerada uma das melhores soluções de Business Intelligence. Uma plataforma flexível e completa, que possibilita criar análises personalizadas para a tomada de decisão.

Sua principal vantagem é o fato de entregar os dados prontos para a análise. Ela realiza o processo de extração, transformação e distribuição, independentemente da fonte. Logo, faz o trabalho de higienização, a fim de disponibilizar somente as informações relevantes.

Outros diferenciais da ferramenta de visualização de dados Qlik são:

Interface intuitiva

Um dos destaques da plataforma é a sua interface intuitiva. Mesmo quem não tem um conhecimento aprofundado da tecnologia, consegue realizar pesquisas e obter os dados desejados.

Pesquisa inteligente

Permite encontrar facilmente informações relevantes e, com isso, tomar as melhores decisões. Basta digitar a palavra-chave no Smart Search, e a plataforma enumera as associações possíveis.

Gerenciamento centralizado

Com ela, é possível administrar todos os dados e aplicações em um único local. Ou seja, o gerenciamento é centralizado, garantindo a segurança das informações e a escalabilidade em toda a organização.

Conectividade

A Qlik conta com um grande número de conectores. Ela aceita, por exemplo:

  1. ODBC;
  2. OLEDB;
  3. REST API.

Além disso, permite a conexão com diversas fontes, incluindo mídias sociais, sites, sistemas web e Big Data.

Personalização

Outro diferencial da ferramenta é a oportunidade de personalizar e estender suas aplicações. Nela, existem cerca de 500 opções gráficas e projetos que podem ser incorporados – todas elas desenvolvidas por uma comunidade open source. É possível, ainda, integrar a Qlik em páginas e criar painéis de visualização personalizados.

Segurança

A plataforma oferece segurança flexível para dados e demais conteúdos em todos os dispositivos. Além de contar com sistemas avançados de proteção, o backup é realizado periodicamente.

Para ampliar seu conhecimento sobre o assunto, baixe nosso infográfico Como migrar sua ferramenta de análise de dados para nuvem.

Deixe um comentário