Todos os meses, os reports dos resultados de comunicação apresentados pela sua agência são brilhantes? Nas mídias sociais, os posts estão em constante crescimento de engajamento e as campanhas publicitárias mostram números impressionantes de conversão e de melhoria na imagem da marca?
O que adianta ter números fantásticos, se, na prática, você não consegue sentir o impacto real destes dados? Cuidado. Essas são apenas métricas de vaidade.
Mentir falando verdades
As “falsas análises” acontecem, muitas vezes, devido à falta de definição de KPIs (Key Performance Indicators) relevantes para o negócio. Com isso, as agências priorizam às métricas de marketing vazias e impedem a verdadeira mensuração de ROI (Return on Investment) sobre cada ação realizada.
A exemplo da emblemática campanha publicitária veiculada pela Folha de S. Paulo com o mote “É possível contar um monte de mentiras, só falando verdades”, algumas agências de comunicação, infelizmente, maquiam os dados a favor do seu trabalho e acabam criando um cenário irreal, que impossibilita a empresa de analisar as ações que realmente estão trazendo resultados ou não.
Corrigindo a rota
O primeiro passo para mudar este cenário é definir indicadores que façam sentido para seu negócio. Por exemplo, se você lançou uma ação de marketing para fidelizar os clientes, o ideal é contar com uma campanha que forneça um código a ser utilizado pelos consumidores que voltaram a fazer uma nova compra na sua loja. Ou ainda, eleger uma meta de influenciadores para repercutirem nas mídias sociais um assunto importante sobre a sua empresa.
É sempre importante estabelecer objetivos alinhados ao negócio e que estimulem a melhoria dos serviços prestados. Para isso, você pode, em conjunto com a agência, definir ações que tenham:
- # Plano A (extremamente desafiadora)
- # Plano B (relevante e de médio desafio)
- # Plano C (relevante, porém mais fácil de ser atingida)
Assim, ao final de cada período fica mais fácil analisar onde está sendo a maior concentração de esforço do seu parceiro para atingir os resultados.
Outro ponto importante é contar com um dashboard para visualização dos resultados. Com o uso de uma ferramenta de Business Intelligence, a agência pode imputar todos os dados no sistema e utilizar o painel de controle para fazer uma reunião mais interativa, cruzando informações, comparando o desempenho das ações por região e até com os concorrentes.
Considere o uso da tecnologia para ter um controle mais preciso das ações de comunicação da sua organização e aumentar a produtividade e comprometimento do parceiro de comunicação.
Converse com sua agência e veja a possibilidade de implantar o BI para uma análise de dados mais precisa.
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