Atinja o melhor TCO do mercado com a Qlik

TCO - mercado com a Qlik

Segundo a pesquisa "2019 CIO Agenda: Secure a new Foundation for Digital Business", realizada pelo Gartner, BI (Business Intelligence), Analytics e Data Mining são um dos investimentos em tecnologia mais cobiçados pelos CIOs.

O levantamento, realizado com 3,1 mil executivos de 89 países, apurou que 45% dos entrevistados aumentarão os investimentos neste tipo de ferramenta durante o ano de 2019.

Você já sabe quais são as fases de um projeto, os custos e tudo mais que esse tipo de iniciativa envolve (Link para ID 12). Mas, mesmo com todos estes conhecimentos, ainda pode ser difícil convencer os decisores sobre a importância da adoção. E o motivo principal é: será que um único software de BI será capaz de integrar todos os dados da companhia vindos de ERPs e ficheiros de Excel, por exemplo: fontes e formatos tão diferentes?

A Qlik é capaz disso e muito mais por extrair, transformar e carregar (ETL, Extract, Transform and Load, na sigla em inglês). Quer saber como trabalha uma uma das mais completas ferramentas de BI, apontada como líder de mercado pelo Gartner, e como ela garante o melhor TCO (Total Cost of Ownership) do mercado? Continue a leitura desse texto.

Diferentes fontes, um só BI

Os dados organizacionais existem em várias fontes e formatos. E, se com outras ferramentas de BI é a sua empresa que precisa se adaptar, o Qlik é capaz de conectar a todos sem qualquer configuração predefinida ou especificações avançadas, utilizando o seu próprio data warehouse ou data mart. Economia que auxilia no TCO.

Sejam ficheiros de Excel, ERPs, bancos de dados, Big Data e muito mais, tudo é integrado usando apenas um conjunto de conectores de dados-padrão e personalizados.

Com uma interface simplificada é possível definir e carregar os dados baseados em arquivos. A ferramenta também oferece conectores para fontes de dados on premise, na nuvem e baseadas na Web. É a melhor maneira de disponibilizar dados de aplicações populares como Facebook, Google AdWords, YouTube Analytics, Twitter e Microsoft Dynamics CRM, entre tantos outros.

Os conectores da web da Qlik permitem o data mining para uma melhor tomada de decisões, permitindo que os usuários combinem facilmente dados baseados na web com informações on premise em relatórios: AdHoc/Query Tool, por exemplo. Uma maneira simples e direta de se conectar e integrar fontes de dados populares em suas análises, sem a necessidade de scripts.

Arquitetura Única para data mining

A arquitetura singular da Qlik utiliza as mais recentes especificações da web, formatos de troca de dados e protocolos. O resultado? Um design revolucionário, simples e consistente.

Os usuários de todos os tipos podem facilmente criar e analisar na Qlik usando um cliente unificado baseado na Web HTML5, sem necessidade de plugins, aplicativos ou clientes de área de trabalho. A Qlik está configurada para suportar uma variedade de cenários de implantação, incluindo empresas que têm filiais em diversos locais e que usam vários datacenters.

E sua equipe de TI pode utilizar um console de gerenciamento simples e poderoso, baseado na Web, para administração de todos os processos de data mining. Fatores que facilitam atingir o melhor TCO.

Data mining e análises associativas

O modelo associativo da Qlik permite aos usuários de qualquer nível que vejam toda a história dos seus dados. Isso significa testar todas as possíveis associações existentes, em todas as suas origens de dados. É possível inclusive unificar informações de várias fontes em uma única visualização e explorá-las livremente usando pesquisas e seleções simples, fazendo perguntas em qualquer direção, sem restrições ou limites.

O modelo associativo nos produtos Qlik é impulsionado por um mecanismo patenteado de indexação de dados associativos na memória, chamado de mecanismo QIX (ou índice Qlik). Ele oferece cálculo dinâmico e desempenho inigualável ​​para um grande número de usuários em grandes volumes de dados.

 

Nova call to action

Ao contrário das ferramentas de visualização baseadas em consulta e BI tradicional, a Qlik não limita as pessoas a hierarquias predefinidas ou noções preconcebidas de como os dados devem ser relacionados. Ela expõe dinamicamente as associações em todos os dados, à medida que os usuários interagem com um aplicativo. Os usuários podem explorar todos os seus dados livremente, em qualquer direção, usando seleções e pesquisas simples.

Cada vez que o usuário clica, o mecanismo QIX responde dinamicamente, recalculando todas as análises para o novo contexto e destacando associações. Uma experiência muito diferente do que você obtém com ferramentas de visualização baseadas em consulta.

Essas ferramentas normalmente oferecem apenas drill / filter em visualizações individuais e limitam os usuários a perguntas e caminhos pré definidos por meio de subconjuntos parciais de dados. E, como as visualizações independentes não são contextualizadas entre si por natureza, os usuários têm uma visão fragmentada e não conseguem ver os efeitos que suas perguntas têm em outras análises.

Tudo integrado, dashboard único

A Qlik é capaz de, em um dashboard único, prover um rico conjunto de visualizações que oferecem maneiras novas e inovadoras de transmitir significado em dados. As visualizações inteligentes usam técnicas de sumarização inovadoras, entendem o contexto, atualizam e renderizam rapidamente, são totalmente interativas e se ajustam automaticamente ao tamanho da tela e às interfaces móveis.

Oferece vários tipos de gráficos para melhor representar qualquer conjunto de dados, o que facilita sua utilização como uma ferramenta de planejamento ou de planning e forecasting.

E se o desejo da organização for monitorar KPIs (Key Performance Indicators), a ferramenta fornece indicadores aderentes a boas práticas de visualização. O mesmo vale para métricas de gestão de desempenho empresarial como CPM, BPM ou ainda EPM (Corporate Performance Management, Business Performance Management e Enterprise Performance Management, respectivamente).


O Business Intelligence só é otimizado quando você aproveitar a inteligência coletiva humana em toda a organização. Quer atingir o melhor TCO com uma ferramenta de BI simples, intuitiva e revolucionária? Então não perca tempo, entre em contato agora mesmo com a equipe da IN1!

Deixe um comentário