As empresas geram cada vez mais dados sobre seus negócios, e saber como tratá-los de forma inteligente é o grande desafio. As vantagens são evidentes: ter acesso em tempo real aos indicadores e análises relevantes significa poder tomar decisões mais rápidas e precisas em todos os níveis da organização.
A área de vendas, por exemplo, faz uso de dados multidimensionais, que, para ter alguma utilidade, precisam ser armazenados, consolidados e analisados. Sem uma estrutura de suporte adequada, tarefas simples, como fechar um relatório, podem consumir dias, até semanas. Pior: a dificuldade para consolidar dados de diferentes sistemas dificulta a identificação de problemas e oportunidades.
Imaginemos que um determinado produto que não esteja com bom desempenho de vendas em uma região. Ter acesso rápido e fácil a dados confiáveis é sua melhor chance de saber que isso está acontecendo, analisar possíveis causas e fazer os ajustes necessários na sua estratégia.
A Inteligência de Negócios ou Business Inteligence (BI) é a melhor alternativa para transformar grandes volumes de informações em valor para o negócio. Soluções de BI funcionam como uma camada intermediária entre os vários sistemas em operação na empresa e quem precisa deles para fazer análises e tomar decisões. Com o BI, relatórios que hoje consomem semanas de trabalho podem ser produzidos em questão de horas, ou mesmo poucos minutos.
Com uma interface amigável, soluções de BI geram relatórios inteligentes, consolidando dados de todos os sistemas da empresa, sem necessidade de interação humana ou manipulação de dados. Assim é possível, por exemplo, fechar relatórios diários de vendas com diferentes cortes, como performance vendedor, praça, produto ou serviço, e disponibilizá-los diretamente à diretoria quando necessário. Até documentos em formato PDF ou Excel podem ser gerados sem que equipes inteiras tenham que virar a noite exportando e manipulando dados em planilhas manualmente.
A execução automatizada desses e outros processos trazem, na prática, economia de tempo e recursos, além de liberar tempo dos profissionais para focar na qualidade, não na quantidade, das tarefas que desempenham.
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