Como a GOL definiu o que precisava para uma solução BI?

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Eficiência e controle são quesitos indispensáveis para uma organização. Permitir que atrasos ocorram e filas se formem durante os atendimentos não só prejudica os clientes como faz empresas perderem tempo, dinheiro e credibilidade da mão-de-obra.


Quando esses problemas atingem uma companhia de aviação, otimizar serviços se tornam um fator ainda mais importante. Por isso, esperando aprimorar seus processos, a GOL — maior companhia aérea do Brasil e líder no segmento corporativo e de lazer — procurou implementar em seus sistemas a solução Qlik Sense, ferramenta analítica comercializada pela Inteligência de Negócios (IN).

Antes, a empresa aérea carecia de uma plataforma capaz de controlar e supervisionar todo o seu fluxo de dados. Porém, depois que a parceria com a IN foi estabelecida em fevereiro de 2015, a GOL passou a acelerar o autoatendimento nos totens da companhia, supervisionar problemas e ajudar passageiros com ainda mais agilidade.


Diferencial IN


Na questão do atendimento, a IN também conseguiu destaque. Ao todo, foram realizadas mais de 12 visitas pré-vendas, 5 workshops e mais de 100 e-mails e telefonemas oferecendo suporte. Essa proximidade com as áreas de negócio e com o time de TI fortaleceram ainda mais o Qlik dentro da companhia de aviação.

Características como responsividade, governança de dados, camada ETL (Extract Transform Load), capaz de extrair e adaptar os dados ao negócio ajudaram a IN a destacar e demonstrar, na prática, todo o alcance dos seus produtos — isso em tempo real. Outro fator fundamental foi a capacidade do Geo Analytics, embarcado no produto, despertando o interesse da empresa, que precisava deste tipo de análise.

Ou seja, a solução de Business Intelligence (BI) não só conseguiu aumentar a capacidade construtiva da GOL, como permitiu a renovação e ajudou a companhia a projetar estratégias para monitorar melhor os aeroportos. Só hoje, o número de licenças da plataforma já ultrapassam 200, uma quantidade distribuída em 15 painéis de controles internos da organização.



Solução inovadora e inteligente


Segundo o diretor de TI da Gol, Paulo Palaia, a solução da Qlik levou a empresa a alcançar novos patamares de crescimento. Isso porque “é possível medir o tempo médio de atendimento em cada balcão dos aeroportos. Dessa maneira conseguimos direcionar nossos esforços para os lugares que mais necessitam de atenção. Isso ajuda a prestar um serviço melhor para o cliente final”.

Com a disponibilidade dos dados e oportunidades de ver e explorar informativos instantâneos, o tempo de reação a situações inesperadas foi reduzido, o que resultou na melhoria e segurança dos processos.

Palaia afirmou que “esse conhecimento ampliado do negócio e do nosso cliente permitiu que as ofertas e serviços sejam ainda mais relevantes e adequados às necessidades do consumidor.”


Já na área comercial, os painéis conseguiram acompanhar as metas de vendas. Eles possibilitaram que cada vendedor conduzisse melhor a própria performance, já que o acesso aos indicadores internos também ficou mais ágil.

De acordo com o diretor, antes cada área tinha indicadores similares, no entanto, calculados com regras e ferramentas distintas. “Alguns números apareciam com valores diferentes, sendo que departamentos como Finanças e Comercial mediam os mesmos dados, porém com perspectiva distintas”, explicou. “Com a Plataforma Qlik, temos muito mais conforto na tomada de decisão, já que os dados são centralizados e possuem valores igualitários”.


A companhia acredita que a ferramenta possa ser ainda mais benéfica no futuro. Isso porque as soluções de business intelligence e analytics permitiram à Gol unificar e consolidar informações de vendas e operações.



Patamares de crescimento e inovação

 

Após anunciar que pretende facilitar as viagens internacionais dos brasileiros, a companhia aérea planeja aumentar a oferta e demanda no mercado, estimulando as pessoas a conhecerem ainda mais territórios, como os Estados Unidos.

De acordo com Paulo Kakinoff, diretor da organização, “a GOL levará muitos brasileiros, de todo o País, a Miami e Orlando, por meio dos hubs de Brasília e Fortaleza, mas também transportará americanos para conhecerem essas duas cidades e outros destinos brasileiros.”

Com perspectivas positivas sobre o aumento de tráfego, a solução business intelligence da Qlik não só vai otimizar processos, como melhorar o atendimento para todos os passageiros que adquirirem os serviços de voo da GOL.

Como a plataforma permite a criação de painéis simples (pelos próprios usuário), o diretor de TI informa estarem estudando também outras possibilidades para estruturação dos dados. O objetivo é aumentar o alcance das ferramentas analíticas.


Conforme Palaia “o desafio é prover ainda mais informações para os nossos usuários, isso de forma consistente e rápida. Pensar fora do que há de tradicional é algo que pode trazer outras visões fundamentais para o nosso crescimento.”

Nova call to action

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