Como diminuir a margem de erro no plano de marketing

Margem_de_erro_marketingNormalmente, a cabeça de um líder mapeia todas as possibilidades existentes dentro de um cenário e trabalha amparada por números, pesquisas e experiências vivenciadas. Uma ideia só é realmente atrativa e viável para um executivo se for possível defendê-la por meio de dados, cenários e previsões, destacando todos os pontos positivos e negativos para sua viabilização.

Você já parou para pensar quais são as expectativas em relação ao seu plano de marketing advindas do seu gestor? Colocar-se no lugar do seu superior é um exercício interessante de fazer, principalmente, quando um gestor tem a missão de apresentar um planejamento para a alta cúpula da organização.

O que não acontece, algumas vezes, na visão de quem é responsável por elaborar e operacionalizar um projeto. O envolvimento com a causa pode impedir que o profissional procure alternativas para mapear as oportunidades e riscos existentes.

O que acaba gerando erros e uma grande chance de perdas financeiras para a empresa se a tomada de decisão for baseada em dados incosistentes.

Falta de aprofundamento na análise de dados

 

Por exemplo, não é raro encontrar um gerente de marketing que, ao ser questionado pelo seu diretor sobre a margem de erro que pode existir no planejamento apresentado, não tenha a resposta de prontidão.  

Muitas vezes, esse profissional conta com uma base de dados manual como fonte de business intelligence e isso acaba limitando a possibilidade de se aprofundar na simulação de cenários, por exemplo.

Antes de lançar uma campanha de marketing no mercado, o ideal seria consultar uma base de dados inteligente e automatizada para mapear possibilidades e prever situações, levando em consideração todos os cenários. Esse processo deve ser feito e refeito diversas vezes até ter a certeza sobre a viabilidade do planejamento e, aí sim, tomar uma decisão precisa.

Tecnologia como um grande facilitador

 

Hoje em dia, a tecnologia tem um poder incrível de ajudar os gestores na elaboração de seus planejamentos. Por ser uma ciência exata, quando integrada num planejamento de marketing, os índices de erros tornam-se zero mesmo.

Com o uso de uma Plataforma Analítica, como a Plataforma Qlik, é possível fazer uma previsão dos resultados da campanha com a simulação de cenários e, ainda, estabelecer mecanismos de comunicação para compartilhar informações com os diferentes níveis hierárquicos da empresa.

Chegar numa reunião munido de todas essas informações, com simulações, previsões mapeadas e ainda disponibilizando dados para consultas é um diferencial para a carreira e visibilidade deste profissional.

Ao fazer isso, ele mostra que realmente está preocupado com o orçamento da companhia e em evitar desperdício de budget. Além, é claro, de apresentar um planejamento que tem tudo para ser um sucesso, já que a margem de erro é inexistente.

New Call-to-action

Deixe um comentário