Como escolher a plataforma analítica ideal para a sua organização

Batalha vencida! Ao utilizar os argumentos das vantagens ao negócio com o uso de uma plataforma analítica, você conseguiu convencer a diretoria a investir em business intelligence (BI) ou Data Visualization. Bom trabalho!

Agora é o momento de decidir a solução ideal para a sua organização. O mercado disponibiliza diferentes tipos de ferramentas e modelos de licenciamento. Contar com flexibilidade para negociação é excelente, mas também acaba gerando dúvidas na hora de fazer a melhor escolha de acordo com o perfil do seu negócio.

Por isso veja a seguir as principais soluções que podem ser utilizadas para analisar os dados e ajudar na tomada de decisão e como cada modelo pode ser vantajoso.

Análise guiada

Um dos principais diferenciais do Qlikview, solução analítica de dados que existe há mais de 20 anos, é a possibilidade de oferecer uma análise das informações de acordo com os padrões e necessidades de cada organização.

Por exemplo, se uma companhia necessita controlar o desempenho de venda de determinado produto nas regiões N e NE, pelo período de três meses, e cruzar o resultado com o pipeline, budget de marketing e cashflow, ela pode personalizar os dados que são prioritários para a análise diretamente na ferramenta e fazer o acompanhamento. Também é possível eleger os principais concorrentes nestas áreas e monitorar sua performance ao longo do trimestre.

Após definir as análises prioritárias, o Qlikview fornece um dashboard para acompanhamento dos indicadores, permitindo a elaboração de relatórios dinâmicos, com inclusão de gráficos e imagens. Com poder de customizaçãoe flexibilidade muito grande, essa ferramenta se adapta ao desejo e necessidade do cliente.

Faça o download do QlikView Personal Edition

Self Service BI ou Data Visualization (DV)

Uma outra solução analítica de dados fantástica para quem quer fazer as próprias análises do negócio sem contar com o apoio da área de TI é o Qlik Sense. Trata-se de uma ferramenta intuitiva, que permite cada usuário de negócio criar suas visões do cenário e definir as ações mais precisas para cada caso.

No caso de um CMO, por exemplo, ele pode navegar pela ferramenta e construir a análise que for mais pertinente para acompanhar o resultado de uma campanha de marketing recém lançada no mercado. Com isso, o profissional tem a possibilidade de ver as oportunidades de todos os ângulos, corrigir rotas e mudar a estratégia, se for o caso, sem prejudicar o resultado esperado. E todos estes inputs podem ser obtidos apenas ao clicar e arrastar as informações, o que torna a produção de reports muito mais simples, visual e eficiente.

Baixe o QlikSense gratuito

Compartilhando informações

Quem já não enfrentou a ansiedade da diretoria para obter informações sobre o resultado de vendas de uma linha de produto e teve que pedir para a equipe parar o que estava fazendo e montar um report parcial do desempenho comercial?

Para quem tem a necessidade de produzir relatórios e manter gestores e equipes informados sobre mercado e a empresa uma ótima opção é o NPrinting

Conhecido como um aplicativo que gera, distribui e programa relatórios para o Qlikview, essa solução é perfeita quando há a necessidade de gerar reports em grandes volumes e diferentes formatos.

Modelo de contratação

As diferentes ferramentas da plataforma analítica podem ser adquiridas por meio da aquisição de licença de uso e contrato de manutenção. Para obter um resultado satisfatório, o ideal é que a organização opte por um modelo de negócio baseado em três pilares:

Capacitação

Destinar uma pessoa da equipe para ser treinada na Academia IN garante mais poder de assertividade na implementação da solução analítica. Durante os treinamentos, o profissional aprende mais sobre gestão de BI, conhece os diferenciais e funcionalidades da plataforma Qlikview e passa a entender sobre BSC (Balanced Scorecards), KPIs (Key Performance Indicators), BPM (Business Process Management), Sales e etc.

Consultoria

Ao contar com a expertise de um consultor especializado na plataforma analítica, a empresa tem a possibilidade de agregar o conhecimento adquirido no treinamento com a bagagem do profissional de mercado e acompanhar o ciclo de entrega do projeto com eficiência. Os consultores são especialistas em gestão de projetos, desenvolvimento, assessoria técnica e avaliação de qualidade.

Suporte técnico

Uma empresa que deixa claro quais são as regras para o atendimento ao cliente em cada caso está realmente comprometida em oferecer um bom serviço e resolver os problemas. Por isso, vale a pena avaliar a contratação da manutenção e suporte técnico para fechar o ciclo de implementação da plataforma analítica e garantir o melhor resultado para a sua organização.

Deixe um comentário