Como fazer análises visuais personalizadas com o Qlik Sense

software de BI.jpg

A análise visual de dados não é nenhuma novidade, desde tempos antigos se utilizavam recursos visuais para interpretar ou expressar determinada realidade. No entanto, o que antes era feito manualmente foi substituído por tecnologias mais avançadas, como gráficos, planilhas e, nos dias atuais, softwares.

No contexto de negócios, as ferramentas de Business Intelligence representam o que há de mais completo em termos de ferramentas de análises, pois oferecem funções que otimizam os dados e transcrevem visualmente as informações, gerando assim uma base de conhecimento que pode fundamentar decisões de curto a longo prazo.

Uma organização que trabalha com vendas e precisa controlar os seus resultados de forma simples e alinhada com a rotina diária, deve recorrer a esses recursos que oferecem uma visualização dos dados fácil de compreender.

Além disso, quanto maior for a liberdade de customizar a ferramenta de acordo com suas demandas particulares, maior é a garantia de realizar ações de sucesso nos negócios.

Para entender melhor como isso funciona, conheça as funções que o Qlik Sense oferece e veja como ele pode beneficiar os números de uma empresa por meio de análises visuais personalizadas.

Qual a importância de uma solução de BI nas análises visuais?

O Qlik Sense se baseia nas perguntas que o usuário quer fazer e que, geralmente, demandam diferentes processos para se chegar a uma conclusão satisfatória.

Se, por exemplo, o gestor de uma equipe de vendas quer ter informações precisas sobre a venda de um determinado produto, em um período específico, com o vendedor X e na região Y, a ferramenta vai buscar as respostas e entregar a informação rapidamente.

Ter essas respostas já é muito bom, pois permite que sejam criadas ações pontuais, de acordo com as necessidades da equipe e do negócio como um todo. Porém, melhor do que tê-las é poder visualizá-las de maneira simples e dinâmica, eliminando os diferentes processos que ocorreriam nos modos tradicionais.

Por isso, o que todo gestor precisa para acompanhar o andamento dos seus números e agir sobre eles é uma plataforma com a interface intuitiva, disponível a todo momento, com a capacidade de transformar informações complexas em respostas simples.

Veja agora as principais características do Qlik Sense e entenda um pouco cada uma das suas funções!

  • Crie visualizações interativas, com base em parâmetros definidos pelo próprio usuário, apenas pelos comandos de arrastar e soltar
  • Permite a localização e o compartilhamento de análises em uma plataforma única
  • Oferece múltiplos pontos de vista, com a possibilidade de retornar à análise da fonte a qualquer momento
  • Suporta diversos tipos de arquivos e fontes de dados com funcionalidade gráfica;
  • Pode ser acessada de qualquer dispositivo, sempre que necessário
  • Possui segurança e governança para os dados em todos os dispositivos utilizados

 

Download Qlik Sense

Como um negócio pode se beneficiar com esse recurso?

A customização de dashboards traz para a empresa um grau de profissionalismo e objetividade que facilitam tanto a rotina operacional de gestores e equipe, quanto as estrategicas, uma vez que alinha as ações internas com os resultados externos.

Podemos ver os benefícios dessa tecnologia de mensuração de resultados em ações diretas da organização. Na linguagem da rotina comercial, como por exemplo, isso significa:

  • investir em produtos que estão dando maior retorno (da mesma forma, diminuir/aperfeiçoar os que não estão)
  • treinar vendedores que estejam precisando de maior apoio
  • criar campanhas direcionadas para determinadas regiões
  • contextualizar o faturamento de algum período com as condições externas (econômicas, políticas), dentre inúmeras possibilidades que uma solução flexível pode oferecer

Aliás, a questão da flexibilidade é uma característica essencial do Qlik Sense, já que cada negócio tem as suas demandas específicas e necessitam de uma liberdade para criar as suas próprias perguntas em busca das respostas.

As análises visuais personalizadas alcançam todo o seu potencial quando realizadas por uma solução de BI capaz de oferecer a liberdade que um gestor precisa.

Assim como oferecer essa possibilidade, deve dar conta da complexidade da gestão de um negócio, envolvendo produto, vendedor, cliente e as inúmeras variáveis que fazem parte desse contexto, como tempo, região, custos etc.

Trabalhar com esse tipo de análise é utilizar a tecnologia a favor da lucratividade, mas sem abrir mão de uma experiência diária agradável e eficiente.

Esse conteúdo foi relevante para você? Acesse nosso blog e veja como um software de business intelligence pode ajudar a sua empresa!

Deixe um comentário