Como implementar um projeto de BI com sucesso em 5 passos

storage

Não há dúvida de que a onda de transformação digital já começou. A boa notícia é que as empresas já entenderam a necessidade implementar um projeto de Business Intelligence (BI) para gerar insights valiosos para seus negócios.

Mas quais são os passos necessários para assegurar o sucesso dessa estratégia? Desde a fase de aquisição até a visualização do dashboard com os indicadores. Sem esquecer de definir uma tecnologia de escalável que suporte o projeto sem restringir necessidades da área de negócio.

Para que a solução apresente bom desempenho e dê resultados produtivos, é preciso atentar para algumas etapas que envolvem sua implantação. Seguindo requisitos básicos, mas importantes, você evita erros e garante o sucesso no funcionamento.

Por isso, confira abaixo em 7 passos como implementar um projeto de BI de sucesso:

#1 Definição dos objetivos da utilização do BI

Esta é a etapa inicial, na qual deve ser feito um levantamento completo das necessidades da organização. Assim, é importante mapear todos objetivos que envolvem a necessidade da implantação de uma solução de BI.

Essas informações geralmente são dadas pelos gestores e diretores. Eles saberão dizer quais áreas deverão ser priorizadas, quais são os gargalos existentes e quais são as visões de cada área para o acompanhamento dos números. 

Além disso, definirão metas, objetivos e revelarão suas expectativas com a implantação do BI. Isso facilitará o desenvolvimento de ações para corrigir eventuais problemas.

#2 Definição das fontes de dados

Com tantas informações e dados gerados na empresa, é fundamental buscar um sistema que garanta uma boa integração de sistemas e aplicativos em uma única unidade de armazenamento. É importante definir o tipo de dado, como planilhas de Excel, banco de dados, rede, arquivos de texto e vários outros. Esse processo facilitará a análise dos dados depois. 

#3 Escolha da solução de BI

Chegamos à fase de aquisição onde é fundamental avaliar a empresa que fornecerá a solução e todo o suporte necessário para ter acesso e analisar os dados com qualidade e rapidez. A contratação de um bom fornecedor envolve a análise precisa de inúmeros aspectos, em especial sua qualificação e qualidade.

Além disso, é recomendado definir as etapas e prazos de implementação. Uma escolha errada pode trazer transtornos futuros para a empresa. Por isso, a solução deve ser a mais aderente possível, para que os usuários consigam utilizá-la sem grandes dificuldades. 

#4 Disponibilização da solução e capacitação dos usuários

Em seguida, deve-se conectar a ferramenta de Business Intelligence ao repositório de dados para que seja possível visualizar as informações em um painel de controle e gerar relatórios. Com a solução implementada é hora de disponibilizá-la e treinar as equipes para uma melhor utilização e aproveitamento. 

Além de entregar a solução, deverá ser feito um trabalho de capacitação e envolvimento dos usuários. A partir desse novo conhecimento, os funcionários poderão ter a visualização dos dashboards com os indicadores, que contribuirão para tomadas de decisão mais rápidas e assertivas. Isso evita falhas e antecipa tendências de mercado.

É por meio dessa interface que os resultados começam a aparecer e as potenciais melhorias. É aí que se percebe o erro mais comum das empresas. Na ansiedade de obter resultados, algumas empresas ignoram as primeiras duas etapas do ETL e implementam apenas o software de BI. 

Com isso, o projeto está arriscado a falhar. Se não for organizado e estruturado, podem surgir problemas de desempenho, demora, limitações e mesmo inconsistência nas informações geradas.

#5. Monitore os resultados

A ferramenta de BI tem a capacidade de transformar dados em oportunidades de crescimento. Mas, além de alimentar esse programa com informações corretas, é preciso aprender a trabalhar e interpretar os KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores-Chave de Desempenho). 

Lembre-se de que a definição dos melhores indicadores depende da área em que o BI está sendo implementado. Por isso, cada setor definirá os mais importantes para sua atuação. 

Mas evite definir um número muito grande de indicadores. Isso pode gerar trabalho desnecessário e prejudicar a análise das métricas que, de fato, são importantes de ser analisadas.

Em suma, ao fazer o projeto de Business Intelligence mantenha sempre o foco na simplicidade. Um sistema com poucos indicadores, mas atualizados e importantes para a empresa, vai ajudar muito mais do que uma ferramenta complicada. 

Essas dicas foram selecionadas para tornar a estratégia mais assertiva e evitar problemas. E certamente ajudarão sua empresa a aproveitar melhor todas as vantagens da ferramenta escolhida. Comece a colocá-las em prática já!

Nova call to action

 

Deixe um comentário