O Big Data Analytics é um processo complexo que consiste na análise de um conjunto grande e variado de dados. O seu objetivo é descobrir informações relevantes para o negócio, como padrões ocultos, correlações desconhecidas, tendências de mercado e preferências dos clientes.

Quanto mais informadas estão as empresas, maiores são as chances de criarem boas oportunidades e tomarem melhores decisões.

Dentre as vantagens do Big Data Analytics estão a velocidade e a eficiência. Enquanto, antigamente, eram os profissionais que reuniam as informações e executavam as análises e projeções; hoje, é possível identificar insights imediatamente.

Afinal, a tecnologia se encarrega de realizar o trabalho de gerenciamento dos dados em tempo real. Cabendo aos usuários tomar as decisões a partir dos resultados gerados.

Qual é a importância do Big Data Analytics?

Utilizando-se de sistemas de análise especializados, o Big Data Analytics ajuda empresas a aproveitarem melhor as informações, identificando oportunidades. Isso consequentemente desencadeia negócios mais inteligentes, operações mais eficientes, vendas mais lucrativas e, por fim, clientes mais satisfeitos.

Dentre os principais benefícios do Big Data Analytics, destacam-se:

Identificação de padrões precisos

Permite a segmentação personalizada do público-alvo da sua empresa. Estudando o seu comportamento, idade e região, o Big Data Analytics permite entregar um produto adequado ao seu perfil.

Redução de custos

Como os dados são armazenados na nuvem, as empresas não precisam gastar com equipamentos e infraestrutura – algo necessário quando a solução utilizada é On Premise, possibilitando pagar conforme o uso, vantagem fornecida pela cloud computing.

Tomada de decisão ágil

O Big Data Analytics garante tomadas de decisão mais rápidas e eficientes. Isso porque, com a velocidade e inteligência na análise, é possível obter informações em tempo real e realizar ações a partir delas.

Desenvolvimento de produtos e/ou serviços

Com a capacidade que o Big Data Analytics tem de avaliar as necessidades, os desejos e a satisfação dos clientes, você pode oferecer a eles exatamente o que precisam. É possível desenvolver produtos novos, modificar os existentes e melhorar o atendimento em geral.

Além disso, o Big Data Analytics permite às empresas:

  • Encontrar novas oportunidades de receita;
  • Adequar as ações de Marketing e Vendas;
  • Melhorar a sua eficiência operacional;
  • Desenvolver vantagens competitivas.

Como o Big Data Analytics pode ser aplicado nas empresas?

Esse processo de análise de dados pode ser aplicado de diversas formas. Confira duas alternativas que vêm oferecendo resultados satisfatórios no mercado:

1 – Implementando a ciência de dados

Chamado de Data Science, trata-se de uma ciência que estuda as informações. Através de técnicas, algoritmos, teorias e análises, consegue prever tendências, acontecimentos e comportamentos. Permitindo, assim, que as empresas criem insights, melhorem processos e tomem decisões mais assertivas.

Para implementar a ciência de dados, é preciso:

  • Contar com uma equipe capacitada e multidisciplinar;
  • Dispor de ferramentas e infraestruturas modernas e seguras;
  • Preparar os processos para, assim, operacionalizar análises.

Todos esses fatores precisam estar alinhados para que seja possível realizar o terceiro e último item. Um deles, porém, garante mais agilidade e eficiência na obtenção dos dados: a infraestrutura adequada. O que nos leva à próxima aplicação do Big Data Analytics.

2 – Utilizando ferramentas de exploração de dados e análise avançada

O uso das ferramentas adequadas reduz o tempo para a obtenção dos dados, bem como torna a atividade mais eficiente.

Quando o processo de captura, organização, análise e distribuição de dados é realizado manualmente, os profissionais perdem meses. E, ainda, não significa que as informações estão corretas, visto que o trabalho humano é passível de erros.

Nova call to action

Contando com soluções tecnológicas para fazer essa exploração e análise, é possível acessar os dados em tempo real. Assim como visualizar conexões instantaneamente e ver as oportunidades de diversos ângulos.

Com os dados organizados, é possível, ainda, passar para processos de análise mais detalhados. Isso inclui ferramentas para:

  • Mineração de dados: analisa conjuntos de dados em busca de padrões comuns;
  • Análise preditiva: cria modelos para prever comportamentos e ações futuras;
  • Aprendizado de máquina: usa algoritmos para avaliar grandes conjuntos de dados.

Apesar da tecnologia ser considerada como o personagem principal, ela não elimina a necessidade de profissionais especializados. Isso porque, após serem gerados e analisados os dados, eles precisam ser utilizados na tomada de decisão - e isto somente pode ser feito pelo ser humano.

Quais os diferenciais da ferramenta Qlik?

Dentre as ferramentas disponíveis do mercado, a Qlik se destaca por potencializar o Big Data Analytics nas empresas. Considerada uma plataforma analítica e solução completa, oferece rapidez, flexibilidade e facilidade de uso.

Através dela, é possível realizar o processo de extração, transformação e limpeza de dados de diferentes fontes e tipos.

Conheça alguns dos seus maiores diferenciais:

  • Proporciona a análise de dados em tempo real;
  • Torna as equipes autônomas e bem informadas;
  • Permite criar Data Storytelling;
  • É fácil gerar relatórios gráficos;
  • Garante o compliance da análise;
  • Encontra informações relevantes por palavras-chave;
  • Unifica as fontes de dados para uma visão completa.

Além disso, a Qlik conta com uma interface intuitiva, prevendo que nem todos os usuários são especialistas na área. Com um simples arrastar e soltar, é possível criar visualizações de dados flexíveis.

Elas se adaptam aos parâmetros definidos, eliminando a necessidade de desenvolvedores, cientistas de dados ou designers.

Ele também é cabível de personalizações. A ferramenta conta com mais de 500 objetos gráficos que podem ser incorporados. E se quiser integrar a solução Qlik em páginas ou outros sistemas web, os chamados “mashups”, também é possível. De forma rápida e simples, cria-se painéis de visualização de acordo com a identidade da empresa.

Quer conhecer mais sobre a ferramenta Qlik e saber como ela pode auxiliar a sua empresa na aplicação do Big Data Analytics? Acesse o nosso site e confira!