Convença sua equipe de TI a usar uma plataforma de business intelligence

Um cenário recorrente e comum em muitas organizações é a falta de alinhamento entre a equipe financeira e de tecnologia da informação. Isso acontece, principalmente, porque a área de finanças está empenhada em buscar alternativas para melhorar a produtividade da equipe e a lucratividade da empresa, com foco na redução de custos, e o departamento de TI é resistente às novas implementações de ferramentas, por conta da sobrecarga de trabalho.

Dessa forma, as indicações de uso de novas tecnologias por parte da área financeira são quase sempre rejeitadas pela TI. Para o negócio como um todo, esse tipo de situação é tempo perdido.

O uso de uma Plataforma de Business Intelligence pode trazer em médio e longo prazo importantes ganhos para a operação como, por exemplo, a otimização e melhora da gestão, controle de tempo e produtividade da equipe e, também, a possibilidade de correções de rotas para um resultado final melhor.

Se você está com dificuldade em convencer a sua área de TI a testar uma solução de inteligência de negócios, veja os argumentos que vão ajudá-lo a reverter isso.

New Call-to-action
Incentive a consolidação de ferramentas
O uso da Plataforma de BI pode substituir a utilização de algumas outras ferramentas como o Excel, por exemplo. As fórmulas e planilhas utilizadas para gerar e padronizar as informações podem ser feitas diretamente no software de BI. Isso reduz o tempo da equipe de TI em resolver problemas técnicos e falhas em sistemas diversos.

Liste os ganhos para o departamento
Quantas vezes, a equipe de TI não teve que parar tudo para fazer um levantamento de informações sobre o desempenho de determinada área ou serviço? Com a adoção de um Plataforma de BI, esse trabalho pode ser feito diretamente pela equipe solicitante, já que o uso desse tipo de solução é cada vez mais intuitivo e não exige conhecimentos técnicos para operacionalizá-lo. Para isso, basta treinar as pessoas que serão responsáveis em cada área. É importante estimular a equipe como um todo a analisar dados e cenários. Sendo assim, a TI ganha tempo para realizar tarefas mais estratégicas e obter mais visibilidade na corporação

Negocie o processo de implementação
Para não sobrecarregar a TI, é importante ser flexível em relação ao prazo de implementação da solução de Business Intelligence. Sabemos que para que a ferramenta ofereça o máximo aproveitamento para a equipe, é necessário que sejam realizadas reuniões de alinhamento e definição dos dados que devem ser analisados. Isso requer tempo e dedicação dos envolvidos. Estabeleça um prazo confortável, evitando que a TI se sinta prejudicada.

Para o bom desempenho operacional da companhia é fundamental que as duas áreas caminhem juntas e alinhadas. Converse com a equipe de TI e incentive a adoção de uma boa Plataforma de Business Intelligence para otimizar a gestão da companhia e aprimorar as decisões estratégicas.

Deixe um comentário