Isso é um dashboard de visualização de dados ou uma bola de cristal?

dashboard visualização de dados

Nos últimos anos, inúmeras ferramentas de visualização de dados surgiram no mercado. A grande maioria delas com painéis de visualização complexos e difíceis de entender.

No entanto, há um dashboard de visualização de dados que é diferente de todos os outros: ele prevê o futuro e mostra exatamente o que precisa ser feito - em tempo real e de um jeito que pode ser entendido com absoluta clareza por qualquer pessoa - não apenas videntes experientes profissionais capacitados.

Dizem que, assim como uma bola de cristal, esse dashboard teria “a capacidade de mostrar ou prever acontecimentos do futuro e até mesmo de desnudar fatos não revelados do presente”.

Mágica? Provavelmente, afinal o Gartner nomeou a empresa responsável por esta ferramenta como líder em Plataformas de Analytics e BI pelo 12º ano consecutivo no…

Quadrante Mágico.

A importância dos Dashboards de visualização de Dados

Os dashboards de visualização de dados são um componente chave de qualquer solução BI. Estes painéis são uma das ferramentas mais importantes na análise de dados porque fornecem uma maneira fácil de entender e visualizar dados complexos.

Ao exibir informações em um formato visual claro, os painéis permitem aos usuários ver facilmente como sua organização está se comportando em relação aos objetivos comerciais e comparar essas informações com as de outras empresas em indústrias similares. Isto os ajuda a tomar decisões informadas sobre onde concentrar seus esforços em seguida.

Porém, nem todos os dashboards de visualização de dados são iguais.

Dashboards estáticos x dinâmicos: suas diferenças e limitações

Os dashboards de visualização de dados estáticos são projetados para apresentar um retrato de seu negócio em um determinado momento. Eles mostram como as coisas estão funcionando atualmente, porém não fornecem nenhuma visão em tempo real ou alertas.

Isto significa que se algo acontecer em tempo real e não for refletido imediatamente em seu painel, você só saberá disso mais tarde - o que pode ser tarde demais!

Já os dashboards de visualização de dados dinâmicos são projetados para fornecer a você uma visão em tempo real de seu negócio. Eles estão constantemente monitorando e analisando seus dados, depois atualizando o painel assim que novas informações estão disponíveis. Isto significa que se houver uma mudança, ela será refletida no painel quase imediatamente.

Mas, também têm suas limitações.

Por exemplo, se você tiver um grande número de fontes de dados alimentando seu painel, pode se tornar difícil acompanhar todas essas informações e saber o que é relevante e o que não é.

Isto pode levar os usuários a simplesmente ignorar alguns dos dados que chegam ou não entender como eles se relacionam com seus objetivos comerciais.

O que seria incrível?

Dashboards de visualização de dados dinâmicos, que são atualizados em tempo real, mas que também fornecem aos usuários uma visão clara de quais dados são importantes e como eles se relacionam com seus objetivos comerciais: isto seria incrível.

Mais do que isso:

Também geram insights acionáveis, ações que podem ser postas em prática imediatamente, a partir desses dados.

Ainda mais :

Além de gerarem insights acionáveis em tempo real, também possuem “a capacidade de mostrar ou prever com base no histórico de dados, acontecimentos do futuro e até mesmo de desnudar fatos não revelados do presente” (relembrando a definição de bola de cristal).

Este poder tem nome: Inteligência Ativa.

Quer descobrir como você pode ser a pessoa a deter este poder?

Clique abaixo e saiba mais.

Já imaginou uma ferramenta que transforma dados em resultados em tempo real?

Deixe um comentário