A profissão de marketing é relativamente nova no mercado quando comparada a carreiras tradicionais como engenharia, direito ou medicina. O primeiro curso de marketing da ESPM, por exemplo, foi criado há 25 anos, pouco depois da primeira turma desta disciplina na FGV. Desde então, a área se desdobrou em uma infinidade de possibilidades, e com isso passou a exigir competências e atribuições diversificadas.
Mas com o crescimento do marketing digital e da busca por produtividade, o raciocínio lógico e analítico e a capacidade de ler e interpretar dados se tornou um ponto fundamental na trajetória de profissionais que ambicionam cargos maiores. Nos Estados Unidos, companhias e executivos nomearam esta competência como “data-driven” - guiados por dados, em tradução livre.
Mas, em tese, marketing não é correlato de publicidade, propaganda e inserido em cursos de comunicação? É possível que pessoas menos familiarizadas acreditem que você depende apenas da sua criatividade. Mas é preocupante é que muitos profissionais em cargo de gestão em grandes companhias também pensem desta forma.
A cada ano, a atuação do executivo de marketing torna-se mais estratégica dentro das corporações. Muito mais do que cuidar somente da comunicação, esse profissional é responsável pela satisfação do cliente, por realizar pesquisas de mercado, analisar os concorrentes, definir estratégias de visibilidade para diferentes linhas de produtos, além de consolidar e alinhar os dados obtidos por meios de todos os canais de comunicação da empresa. Além disso, ele também fornece insights para a tomada de decisão das demais áreas da companhia como vendas, finanças, P&D e gestão.
Estratégia orientada por dados
Hoje em dia, o executivo de marketing não consegue executar seu trabalho sem analisar a performance de dados do mercado e da sua empresa. A proximidade entre marketing e tecnologia da informação (TI) é evidente e cada vez maior.
Por isso, se você quer se tornar um profissional de sucesso, é muito importante se familiarizar com o termo data-driven marketing, ou marketing guiado por dados. De acordo com a definição do Lexicon-Financial Times, o data-driven marketing se refere aos insights de marketing e decisões que surgem com base na análise de dados.
No final de 2014, a ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto), coordenou no Brasil uma pesquisa mundial sobre data-driven marketing com mais de 3 mil profissionais da área e comprovou a crescente importância dos dados para as iniciativas da área de comunicação. Veja os principais pontos da pesquisa:
77,4% dos participantes disseram que estão confiantes na prática do marketing orientado a dados e em suas perspectivas de crescimento futuro.
63,2% relataram que seus investimentos em marketing orientado a dados cresceram ao longo do último ano.
Conteúdo de website/e-commerce, mídias sociais, mobile, busca paga e publicidade online display são os canais promocionais que capturaram a maior parte das novas verbas.
A tendência do mercado é, cada vez mais, contar com profissionais guiados por dados, com boa noção de business intelligence.
Para chegar numa posição gerencial, por exemplo, é necessário dominar a arte (e a técnica) de interpretar dados, definir estratégias assertivas com base nas análises e gerar relatórios inteligentes que mensurem o real valor do trabalho executado.
Confira 13 passos para se tornar um profissional de marketing completo:
- Conheça profundamente o negócio da sua empresa
- Mantenha-se atualizado sobre tendências e notícias do setor
- Compartilhe informações relevantes com as demais áreas
- Transforme dados em conhecimento
- Estabeleça filtros e priorize informações que realmente sejam importantes
- Elabore forecasting precisos
- Gerencie a verba de comunicação do departamento e faça cruzamento das ações planejadas com os resultados obtidos
- Defina métricas de resultados para a sua área (KPI) e faça um controle rigoroso
- Valorize o resultado do seu trabalho por meio de relatórios que permitam o cruzamento de informações e simulação de cenários
- Sempre aprove os planejamentos com a direção da empresa
- Compartilhe riscos
- Nunca deixe de se atualizar em relação à sua profissão
- Acompanhe as novas tecnologias que estão disponíveis para apoiar as ações do seu dia a dia.
- Anote essas dicas e trace um planejamento de carreira para se tornar o profissional de marketing que o mercado procura.
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