Data driven: como ser o profissional de marketing que o mercado procura

A profissão de marketing é relativamente nova no mercado quando comparada a carreiras tradicionais como engenharia, direito ou medicina. O primeiro curso de marketing da ESPM, por exemplo, foi criado há 25 anos, pouco depois da primeira turma desta disciplina na FGV. Desde então, a área se desdobrou em uma infinidade de possibilidades, e com isso passou a exigir competências e atribuições diversificadas.

Mas com o crescimento do marketing digital e da busca por produtividade, o raciocínio lógico e analítico e a capacidade de ler e interpretar dados se tornou um ponto fundamental na trajetória de profissionais que ambicionam cargos maiores. Nos Estados Unidos, companhias e executivos nomearam esta competência como “data-driven” - guiados por dados, em tradução livre.

Mas, em tese, marketing não é correlato de publicidade, propaganda e inserido em cursos de comunicação? É possível que pessoas menos familiarizadas acreditem que você depende apenas da sua criatividade. Mas é preocupante é que muitos profissionais em cargo de gestão em grandes companhias também pensem desta forma.

A cada ano, a atuação do executivo de marketing torna-se mais estratégica dentro das corporações. Muito mais do que cuidar somente da comunicação, esse profissional é responsável pela satisfação do cliente, por realizar pesquisas de mercado, analisar os concorrentes, definir estratégias de visibilidade para diferentes linhas de produtos, além de consolidar e alinhar os dados obtidos por meios de todos os canais de comunicação da empresa. Além disso, ele também fornece insights para a tomada de decisão das demais áreas da companhia como vendas, finanças, P&D e gestão.

Estratégia orientada por dados

Hoje em dia, o executivo de marketing não consegue executar seu trabalho sem analisar a performance de dados do mercado e da sua empresa. A proximidade entre marketing e tecnologia da informação (TI) é evidente e cada vez maior.

Por isso, se você quer se tornar um profissional de sucesso, é muito importante se familiarizar com o termo data-driven marketing, ou marketing guiado por dados. De acordo com a definição do Lexicon-Financial Times, o data-driven marketing se refere aos insights de marketing e decisões que surgem com base na análise de dados.

No final de 2014, a ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto), coordenou no Brasil uma pesquisa mundial sobre data-driven marketing com mais de 3 mil profissionais da área e comprovou a crescente importância dos dados para as iniciativas da área de comunicação. Veja os principais pontos da pesquisa:

77,4% dos participantes disseram que estão confiantes na prática do marketing orientado a dados e em suas perspectivas de crescimento futuro.

63,2% relataram que seus investimentos em marketing orientado a dados cresceram ao longo do último ano.

Conteúdo de website/e-commerce, mídias sociais, mobile, busca paga e publicidade online display são os canais promocionais que capturaram a maior parte das novas verbas.

A tendência do mercado é, cada vez mais, contar com profissionais guiados por dados, com boa noção de business intelligence.

Para chegar numa posição gerencial, por exemplo, é necessário dominar a arte (e a técnica) de interpretar dados, definir estratégias assertivas com base nas análises e gerar relatórios inteligentes que mensurem o real valor do trabalho executado.

Confira 13 passos para se tornar um profissional de marketing completo:

  • Conheça profundamente o negócio da sua empresa
  • Mantenha-se atualizado sobre tendências e notícias do setor
  • Compartilhe informações relevantes com as demais áreas
  • Transforme dados em conhecimento
  • Estabeleça filtros e priorize informações que realmente sejam importantes
  • Elabore forecasting precisos
  • Gerencie a verba de comunicação do departamento e faça cruzamento das ações planejadas com os resultados obtidos
  • Defina métricas de resultados para a sua área (KPI) e faça um controle rigoroso
  • Valorize o resultado do seu trabalho por meio de relatórios que permitam o cruzamento de informações e simulação de cenários
  • Sempre aprove os planejamentos com a direção da empresa
  • Compartilhe riscos
  • Nunca deixe de se atualizar em relação à sua profissão
  • Acompanhe as novas tecnologias que estão disponíveis para apoiar as ações do seu dia a dia.
  • Anote essas dicas e trace um planejamento de carreira para se tornar o profissional de marketing que o mercado procura.

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