Data management: o que é, como funciona e qual a sua importância?

Em um cenário de reconhecimento cada vez maior da importância do cliente nas operações das empresas, o data management se tornou uma tarefa mais desafiadora. Diante da democratização de dados, as empresas precisam investir em soluções simplificadas para a coleta, a organização, a administração e a interpretação dessas informações.

Tomar decisões orientadas por dados reais é um passo fundamental para as empresas caminharem rumo à transformação digital e proporcionarem experiências cada vez melhores ao seu público. Nesse contexto, surgiu a necessidade de usar uma inteligência capaz de centralizar a análise de dados.

E, com o data management, as empresas conseguem otimizar suas operações. Abaixo, veja como ele funciona e as suas vantagens.

O que é data management?

O data management é a aplicação de um software capaz de coletar, armazenar e organizar dados de diferentes fontes com o objetivo de facilitar a tomada de decisões em uma empresa. Data management em português significa "gerenciamento de dados".

Compete à governança corporativa oferecer protocolos para aplicar esse tipo de solução. A governança corporativa é a prática do "governo da empresa", isto é, a administração por parte de um grupo de executivos cujo papel é definir processos, costumes e políticas que regulam a gestão de uma empresa.

Qual é a importância do Data Management?

Dados de inúmeras fontes, e em inúmeros formatos, podem ser coletados para tornar as decisões de uma empresa mais efetivas. As informações sobre os clientes, por exemplo, podem vir das redes sociais, de programas de fidelidade e de histórico de vendas. É nesse ponto que as soluções de Big Data fazem a diferença, uma vez que favorecem a interpretação de grande volume de dados com inúmeras variedades.

De maneira geral, é comum classificar o amontoado de dados captados pelo data management da seguinte maneira:

  • first party data: são dados gerados a partir da base da empresa (site, redes sociais, CRM etc.). Trata-se de dados pessoais, como nome, sexo, e-mail, idade e localização, e dados relacionados ao histórico dos clientes, provindos de vendas e de reclamações, por exemplo;
  • second party data: são dados comprados de outras fontes com o objetivo de fortalecer as estratégias da empresa, como pesquisas do cliente e uso de aplicativos;
  • third party data: são dados captados de outros sites da internet para enriquecer o conhecimento sobre o cliente, como interesses, hábitos, estado civil etc.

O objetivo do software de data management é captar e fazer a integração dos dados gerados por essas três categorias e transformá-los em conhecimento para as empresas. Os resultados são: melhor direcionamento dos investimentos, campanhas segmentadas para o público e aumento da taxa de conversão.

Quais são as vantagens?

Um software de data management simplifica o acesso a informações importantes para o crescimento da empresa. Ele é capaz de otimizar o tempo dedicado aos processos e de realocar a mão de obra de acordo com as rotinas de maior valor estratégico, o que gera uma redução de custos e maior produtividade para toda a equipe de trabalho.

Com uma solução voltada para a análise de dados, a gestão da empresa é capaz de obter uma visão ampliada e confiável do mercado e de seus clientes. E para aplicar o data management, o olhar técnico de especialistas é fundamental, uma vez que ele garante a segurança no manuseio de dados e as melhores soluções de acordo com as necessidades da empresa.

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