Quando os leads qualificados pelo time de marketing se tornam oportunidades para a organização, isso quer dizer que eles estão prontos para serem abordados pela equipe de vendas. Mas para que isso aconteça de uma forma orgânica e séria é essencial que estas áreas atuem com sinergia, resultando em processos alinhados.
Assim é possível chegar ao resultado que se deseja com qualidade. Vale destacar que é de extrema importância que haja integração não só das áreas, mas principalmente dos dados e das estratégias da empresa.
Não adianta ter uma ferramenta de Business Intelligence (BI) se os times não conseguem analisar as informações com os dados adquiridos para, a partir disso, trabalharem em conjunto e atingirem bons resultados. Você precisa entender, na verdade, tudo o que essa ferramenta pode oferecer, se beneficiando quando a empresa conta com uma governança de dados eficiente.
Isso quer dizer que a ferramenta só consegue atuar da melhor maneira se existirem processos de governança de dados entre marketing e vendas.
É importante salientar que a ferramenta só será de grande valia se a organização estiver completamente alinhada no que diz respeito à criação, compartilhamento e gestão de dados entre marketing e vendas.
Aqui você vai conferir porque as equipes devem estar alinhadas e como isso pode gerar um bom resultado a partir da governança de dados.
O que é governança de dados?
Governança de dados é o gerenciamento dos dados capaz de auxiliar a organização a ter maior controle sobre as informações, além de permitir avaliar os registros mais importantes e como serão utilizados.
A Serasa Experian fez uma pesquisa que comprova a preocupação das organizações referente a utilização dos dados. A apuração realizada em 2018 entrevistou profissionais não só do Brasil, mas também dos Estados Unidos, Inglaterra e Austrália. Um dos resultados mostra que 91% das empresas brasileiras consideram dados na definição da estratégia de negócios.
Em relação a pesquisa realizada em 2017, há um crescimento de cinco pontos porcentuais.
Aqui você pode entender um pouco mais sobre governança de dados.
Qual a receita de sucesso?
A falta de integração entre os times de marketing e vendas pode gerar um problema e por que não dizer atraso para a empresa. Trabalhar em conjunto pode ser uma das chaves de sucesso para sua organização.
No marketing, se alimenta a cadeia de leads digitais e os profissionais têm confiança nos insights extraídos das ferramentas. Assim, a área comercial constrói campanhas assertivas e consequentemente as vendas aumentam.
A criação, o compartilhamento e a gestão de dados entre marketing e vendas é fundamental para aumentar a produtividade e conquistar novos clientes.
Por isso, damos algumas dicas para que ocorra essa sintonia entre os times.
Confira:
- Treine as equipes: promova reuniões, fale da necessidade de integrar as equipes, mostre como funcionará a integração e qual o papel de cada profissional, criando procedimentos padronizados.
- Apresente as ferramentas para que façam bom uso da tecnologia: se sua empresa adquiriu uma plataforma é essencial mostrar o que ela faz, como atualizar, inserir dados, como gerar relatórios, como extrair informações, entre outros.
- Estipule objetivos comuns para as áreas: de uma maneira estruturada e com as duas equipes determine metas e objetivos.
- Integre ações de marketing e vendas: a equipe de vendas deve saber quais as campanhas estão sendo feitas pela área de marketing. Já o time de marketing deve repassar para o comercial os leads que podem gerar bons resultados.
- Compartilhe dados e informações com as equipes: isso vai ajudá-los a ficarem alinhados, aproveitar melhor as oportunidades e a visualizar o cliente como um todo.
- Meça os resultados: importante mensurar de forma clara para entendimento de ambas as áreas e analisar a eficiência das ações para ver se está trazendo resultados para a empresa.
Se você ainda não está convencido, leia esse post que fala sobre cinco motivos para integrar marketing e vendas.
Como uma boa ferramenta pode colaborar com a empresa?
Uma governança de dados eficiente mostra, também, que uma ferramenta de fácil uso é fundamental para que a análise seja feita de forma ágil, segura e com qualidade.
Cada vez mais as ferramentas de BI e Analytics estão baseadas no conceito de self-service, que facilita a capacitação dos profissionais para construir as análises necessárias e assim compreender como melhorar a linha de negócio. Isto faz com que as organizações possam descobrir e aproveitar as novas possibilidades.
O Qlik Sense, por exemplo, compartilha conhecimento e insights em uma plataforma para toda a organização. Ela mostra aos funcionários que é possível entender de forma clara como os dados estão relacionados e de que forma as áreas podem trabalhar para alcançarem o resultado almejado.
Marketing e Vendas possuem papéis decisivos para os resultados de seus negócios. Com sinergia e alinhamento dos processos, os times começam a implantar uma nova mentalidade: a ordem é somar esforços!
Com as equipes preparadas e engajadas é possível aproveitar ao máximo as facilidades de uma ferramenta que pode ‘virar a chave’ da sua organização.
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