A importância da governança de dados para a qualidade do projeto de BI

excel.png

Transformar os dados em insights de negócios é um desejo de 10 entre 10 gestores. No dia a dia, a tarefa é mais complexa do que parece. Afinal, o volume de informações que circulam dentro e fora das organizações é grande. Dependendo da forma como esses dados são capturados e armazenados fica complicado descobrir e analisar o que realmente é relevante para o negócio.

Esse cenário costuma se agravar quando a equipe utiliza o Excel, por exemplo, como plataforma de gestão dos dados. Além da impossibilidade de visualizar todas as informações numa única plataforma e cruzar os dados entre as áreas em tempo real, esse tipo de solução ainda aumenta as chances de fraude no conteúdo.

 

Gestão de dados eficiente

A melhor maneira de resolver esse problema é automatizando o sistema de captura de dados. Com um processo de governança de dados bem estruturado, é possível capturar as informações de diversas fontes como ERP, CRM ou qualquer outro sistema legado, criando um repositório automático e ainda evitando a manipulação do conteúdo por terceiros.

A captura de dados automatizada, se dá por meio de uma ETL (em português, extrair, transformar e carregar) eficaz e alinhada com a estratégia da organização para melhorar a qualidade de dados, sem a intervenção humana e, assim, diminuir a margem de erros na análise, garantindo privilégio de acesso aos dados às pessoas corretas. Afinal, eles passam a ser um ativo importante e estratégico da empresa.

Além disso, é um processo valioso para a implementação bem-sucedida de soluções de Business Intelligence.

 

Por que investir na governança de dados?

A gestão de dados é essencial para organizar a casa e promover o alinhamento entre a área de TI e negócio. Ao investir na governança de dados você estará tornando mais eficiente os resultados que serão extraídos da plataforma de BI e, assim, conseguirá tomar decisões que agreguem valor ao negócio.

Se você se sente perdido em meio a tantas informações, essa é a maneira ideal de ajustar o processo e fazer uma análise de dados precisas.

Veja conceitos e práticas de business intelligence para gestores

Deixe um comentário