Imagine economizar alguns milhões de reais por ano porque sua organização passou a enxergar com mais clareza os números de pedidos e entregas? Imagine o quão difícil é para uma grande empresa, que têm diferentes pontos de distribuição e que trabalha com produtos alimentícios, por exemplo, gerenciar essa operação.
Evidentemente, toda a rede de clientes, fornecedores e logística não é simples de manejar. Pedidos urgentes podem ultrapassar o estoque do mês. Fornecedores atrasam. Um cliente pode ficar inadimplente. A maior demanda em uma cidade ou estado pode significar perda de oportunidades se os produtos não chegarem a tempo. E tudo isso fica ainda mais complicado se estivermos falando da distribuição de produtos alimentícios — com prazos de validade e demandas de armazenamento inegociáveis.
Pois mesmo para uma equipe experiente esse trabalho não é fácil. Uma gestão ineficiente pode acarretar quedas grandes no faturamento mensal por causa de discrepâncias entre informações de venda e de entrega de produtos. A força de vendas, a de logística e a de produtos podem ter dificuldades de conversar entre si, e demandar muito tempo e esforço da diretoria para extrair, cruzar dados dos relatórios e visualizar as informações das três áreas.
A solução pode ser uma ferramenta de Business Intelligence, que ofereça essa consultoria para implementar o projeto. Com isso, em pouco tempo é possível desenvolver um projeto para poder avaliar e encontrar as causas dos problemas e determinar processos que vão permitir ganhos diretos de produtividade.
Para se ter uma ideia, ao elaborar um painel de acompanhamento de pedidos e entregas e do cruzamento de dados das três áreas (vendas, administrativa, produtos), unificando tudo de forma simples e fácil de visualizar. Assim, é possível evitar a queda na receita mensal da organização com a detecção e correção de falhas na operação, como a falta de pagamento ou de produtos em estoque.
E tem mais. O BI possibilita ajustes no controle interno da empresa. A organização e o acesso rápido aos dados permitem as respostas necessárias para o crescimento da empresa. Os gestores podem tomar rapidamente decisões que antes nem seriam possíveis, por não haver informação confiável.
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