Cada vez mais os gestores Marketing e Comunicação têm visto no Marketing Digital uma possibilidade de tornar suas práticas mais efetivas e assim captar leads e prospects qualificados que gerem melhores oportunidades de negócio.
Mas, para que os planos e estratégias tão cuidadosamente elaborados sejam efetivos, existem ferramentas que ajudam a otimizar os resultados. Elas vão garantir um trabalho focado no cliente, assegurando o crescimento de acessos ao site da empresa, cadastros, acesso ao blog, materiais ricos e conversões, ou qualquer outro tipo de ação que apoie e acelere as vendas.
Sua importância pôde ser conferida na pesquisa TechTrends de 2017, realizada pela Resultados Digitais em conjunto com a Rock Content. Com a participação de mais de 800 respondentes, 80,4% das empresas que trabalham com Marketing Digital usam pelo menos uma ferramenta do tipo.
A utilização das principais ferramentas para o Marketing Digital é muito importante no dia a dia dos profissionais do marketing. São muitas as ferramentas de Marketing para o gestor - e novas soluções são lançadas o tempo todo. Separamos, neste post, algumas entre as mais usadas para ajudar na sua tomada de decisão.
1 - A importância da utilização das principais ferramentas para Marketing Digital
Quando sua organização adota o Marketing Digital é necessário organizar e agilizar os processos. É para resolver as dificuldades que as ferramentas para otimizar ações de marketing foram criadas. Elas são capazes de automatizar atividades manuais trabalhosas que tomam tempo na execução e também trazer inteligência às ações estratégicas, provendo uma visão macro e facilitando os resultados.
Outro importante benefício da sua utilização é que as ferramentas de marketing para o gestor também o ajudam a diminuir o custo de aquisição do cliente (CAC). Usadas em todos os tipos de negócios, ao facilitar o alcance e gestão dos leads, com elas é possível ‘atacar’ mais frentes com melhor assertividade.
Mas, como em tudo que se refere à tecnologia, existem muitas ferramentas no mercado. Isso acaba por confundir o gestor, que não sabe quais escolher para o seu negócio.
2 - Quais são principais ferramentas para Marketing Digital?
# 1 - CRM
Um software de CRM (Customer Relantionship Management) é capaz reunir todas as informações sobre cada cliente e apresentá-las de maneira simples e concisa. Assim o gestor de Marketing Digital será capaz de agir de maneira direcionada a superar as expectativas do consumidor.
Com os dados armazenados no CRM é possível identificar cada um das oportunidades de venda com mais facilidade e ainda criar uma proximidade com seus clientes, gerando mais benefícios a cada novo contato.
# 2 - BI
O Business Intelligence (BI) vai além de cuidar de todo o sistema de vendas. Ele oferece o apoio nas de decisões de forma inteligente por meio de um processo de análise de dados. As informações podem vir dos mais diversos sistemas e são gravadas em diferentes bancos de dados. Esse tipo de ferramenta pode ser integrada ao CRM, ERP, planilhas, dados da web e gerar ainda mais valor para o time de Marketing Digital.
O Qlik Sense integra e analisa os dados profundamente e organiza resultados em forma de dashboards. Dentre os principais benefícios é possível ressaltar:
- Não exige conhecimento técnico para o seu manejo
- Trabalhar com indicadores se torna uma tarefa simples e objetiva com a utilização do BI, pois permite que inúmeras análises sejam feitas, a qualquer tempo e de qualquer lugar.
# 3 - Analytics
Não adianta nada investir o tempo e recursos da empresa em ações online se os resultados não não medidos. Esta ação pode ser realizada por meio de ferramentas de analytics, que irão mostrar os visitantes do site, sendo possível avaliar o seu engajamento.
Com estes dados em mãos fica mais fácil mensurar o ROI (Retorno sobre o Investimento) das campanhas realizadas e assim verificar quais ações e estratégias estão gerando mais resultados para atrair o público e transformá-lo em consumidor.
O Google Analytics é a ferramenta mais comum para realizar esse tipo de ação. Ele não apenas permite avaliar vendas e conversões, mas também apresenta informações atualizadas sobre como os visitantes usam seu site, como chegaram até ele e o que você pode fazer para que retornem.
# 4 - Ferramentas de Automação de Marketing
As plataformas de Automação de Marketing automatizam em um só local o gerenciamento de construção e envio de diversas ferramentas de conteúdo digital como landing pages, email marketing e fluxos de automação de email, entre outras, algumas delas oferecem inclusive CRM na sua solução. Elas funcionam como um hub de ferramentas que facilita a gestão de leads e o seu crescimento no funil de vendas.
HubSpot gerencia e automatiza ações de Marketing Digital. Com ele é possível atrair visitantes para o site e transformá-los em oportunidades de negócio, monitorando todos os seus resultados. Ele oferece uma linha completa de software para marketing, vendas e sucesso do cliente, com um CRM totalmente gratuito em sua base.
Outros exemplos de ferramentas são o RD Station, SharpSpring e PRO Lead.
A utilização de ferramentas para otimizar ações de marketing é primordial para o sucesso de qualquer estratégia. Utilizá-las permite, além de ter uma melhor gestão de todos os processos do seu departamento, também a medir os resultados dos esforços realizados, investindo em planejamento e gerando conteúdos cada vez mais assertivos para os clientes leads.
Você tem dúvidas sobre a utilização de alguma delas? Conte pra gente aqui nos comentários!
Deixe um comentário