Marketing e ferramentas de BI: parceria que dá certo

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O cotidiano de um gestor de marketing não é simples. Dele depende a elaboração de planos para aumentar a venda de produtos e serviços, a realização de pesquisas de mercado para detectar as necessidades dos consumidores e assim construir projetos que possam satisfazê-las, entre outras coisas.

É um trabalho detalhista e extremamente estratégico em que as melhores ferramentas de análises de dados são grandes aliadas. Com tecnologia é possível desenvolver todas as atividades com foco no potencial cliente de forma assertiva, otimizando os resultados para acelerar as vendas. No post Kit de ferramentas para facilitar a vida do Gestor de Marketing” falamos sobre a importância de utilizar ferramentas para marketing digital e mostramos algumas das principais.


Agora queremos mostrar para você porquê ter uma ferramenta de analytics é essencial para facilitar sua gestão. Entenda melhor todo o potencial que uma ferramenta de BI (Business Intelligence) pode oferecer ao seu negócio.

A capacidade das melhores ferramentas de BI


Entre as melhores ferramentas de análises de dados, a adoção de uma ferramenta de BI deverá ser o primeiro recurso analítico a ser explorado pelo marketing. Ela é parte essencial na jornada pela identificação do potencial consumidor e engajamento do cliente com a sua marca.


Com a sua utilização é possível mensurar os resultados das ações realizadas em marketing digital versus investimento e outros dados estratégicos da sua empresa. Assim será mais fácil compreender a efetividade das campanhas, a jornada do lead até a sua conversão em cliente, fluxo dos visitantes do site e páginas com as melhores conversões e os padrões de consumo. E, afinal, fazer um balanço dos erros e acertos da estratégia escolhida, além do retorno sobre o investimento.


Imagine que você possa analisar dados de engajamento das redes sociais interligados com a taxa de conversão de vendas da empresa. E assim avaliar se os investimentos deram o resultado esperado. Em caso afirmativo, você pode demonstrar para a companhia a performance da sua área. Caso os números deixem a desejar, você poderá rapidamente tomar ações para ajustar o rumo.

Todo o cenário descrito acima já está disponível na forma de dados. O papel das melhores ferramentas de BI é então extrair esse diamantes brutos que estão nas mais diversas plataformas para que possam ser analisados, trabalhados e transformados em insights que levem à inteligência competitiva.

Quais dados devem ser coletados e inseridos em uma ferramenta de BI


Se informação é poder, ela também pode ser um pesadelo. Como disse o escritor americano Christopher Surdak, a sociedade está mergulhada em um mar de dados e os desafios encontrados são muitos. O perigo de perder-se frente ao emaranhado de informações é grande.


Assim, é necessário que você faça uma análise de quais dados e canais são realmente importantes serem medidos e contemplados na sua estratégia. O que vai determinar essa escolha é o seu nível de importância. E isso vai variar a partir do produto ou serviço vendido e o público que sua empresa atende, por exemplo.


É mais fácil começar as primeiras cargas na ferramenta de BI com apenas as informações mais relevantes ao negócio e depois crescer o escopo das medições.


Lembre-se de que é importante fazer uma análise de dados no mínimo trimestral para revalidar e impulsionar suas estratégias junto ao BI.

Principais benefícios das melhores ferramentas de análises de dados


Utilizar, na prática, as melhores ferramentas de BI permite criar rapidamente visualizações, explorar dados profundamente, revelar conexões de modo instantâneo e enxergar as oportunidades de todos os ângulos. Tudo isso é feito por meio de dashboards (painéis de controle) que podem ser criados e configurados de maneira simples e intuitiva. Finalmente você vai conseguir entender o que está acontecendo no seu negócio.


Confira os principais benefícios de se contar com  as melhores ferramentas de BI:


  • Utilizar interfaces simples para criar visualizações interativas e flexíveis. Elas se adaptam automaticamente aos parâmetros específicos do seu negócio;
  • Localizar e compartilhar análises relevantes, incluindo aplicativos e históricos, por meio de dados que se complementam;
  • Contar com uma visão completa das informações mais relevantes para seu negócios, o que torna mais fácil identificar insights direcionadores de decisão;
  • Compartilhar múltiplos pontos de vista, com a capacidade de retornar à análise original em qualquer ponto;
  • Desenvolver no seu time a habilidade de analisar dados estruturados para as ações e resultados da área de marketing;
  • Ganhar agilidade e ter segurança na tomada de decisão baseada em dados;

Como você já percebeu, algumas ferramentas de BI entregam muito mais do que simples relatórios. Sua utilização vai transformar completamente a cultura não somente da área de marketing, mas de toda a organização. Seu trabalho não estará mais apoiado em incertezas ou ‘achismos’, mas sim em informações reais sobre o cenário dos negócios da empresa.

Para começar a ter, na prática, todos os benefícios de uma ferramenta de BI, o primeiro passo é escolher uma solução que esteja preparada para a sua necessidade. Depois conecte-a ao seu ambiente de trabalho e comece a alavancar seu desempenho!

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