O que Raul Seixas tem a ver com KPIs de vendas e marketing?

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“Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade” é uma citação atribuída ao artista brasileiro Raul Seixas. E tudo bem se ele não faz parte da sua playlist! O que vale aqui é o paralelo com os KPIs de vendas e marketing: quando compartilhados, eles terão chances muitos maiores de serem alcançados.

Os KPIs (Key Performance Indicator) têm a função de avaliar o alcance das ações realizadas e apresentam números que ajudarão a analisar o ROI (Return Over Investment) em marketing e o desempenho da área de vendas. Como atualmente, mais do que nunca, as ações desses times estão (deveriam estar!) super entrosadas, nada mais certo que KPIs de vendas e marketing alinhados também.

Mas ter KPIs de vendas alinhados com marketing pode ser um grande desafio. 

 Como as KPIs de vendas e marketing se relacionam?

No planejamento estratégico de uma empresa, foram definidos os seguintes objetivos: 

Pedro é responsável pela área de marketing, e trabalha ações de marketing de conteúdo há 16 meses. Ele costuma publicar regularmente materiais sobre temas relevantes para o seu público, mantém a empresa ativa nas principais redes sociais e promove campanhas para nutrição de seus leads.

Os leads gerados devem ser bem “aquecidos” para serem repassados para vendas. Isso vai encurtar o ciclo de vendas, contribuir para a taxa de conversão e pode até aumentar o ticket dos negócios.

Jean é o gerente comercial desta mesma empresa e tem como missão contatar os leads com o objetivo de iniciar o processo de vendas. Os vendedores buscam as oportunidades de acordo com o grau de maturidade das organizações e contatos informados pela área de marketing. 

Esta abordagem é facilitada pelo processo de nutrição, realizado pelo time de marketing, pois o lead já reconhece seu problema, e entende que precisa de uma solução para aumentar sua eficiência. O time do Jean consegue na prática perceber as ações de marketing que foram mais eficazes, e as que não surtiram muito efeito.

Nesse exemplo, dá para perceber como as estratégias de uma área impactam na outra, e como os dados gerados devem circular entre os times para servirem de insumos para o dia a dia:

  1. Quanto maior o MQL, mais volume no funil de vendas, e mais oportunidades para serem trabalhadas pelo comercial.
  2. Quanto melhor nutridos estiverem os leads, mais rapidamente as vendas são fechadas, o que reduz o CAC.
  3. Assim como são maiores as chances de conversão, já que os leads estão mais aquecidos e preparados para a compra, o que contribui para o SQL.

Como ter uma visão consolidada das KPIs de vendas e marketing?

Você pode estar pensando: na teoria é fácil, mas colocar essa relação de KPIs na prática não é tão simples assim.

Não é, se você não contar com uma forma de visualização integrada de tudo isso. E de fácil acesso, para acompanhamento diário do que está acontecendo nas áreas quando o assunto é KPIs. 

Para isso, uma solução de BI (Business Intelligence) vai cair como uma luva. Você define os KPIs de vendas e marketing, organiza a origem dos dados e formas de medir tais KPIs, e disponibiliza para os times.

Claro, é preciso fazer um trabalho de conscientização e mudança de mindset, para que os times passem a trabalhar orientados a dados e em parceria. Apresente para eles um exemplo, como este que trouxemos aqui, juntamente com um dashboard moderno e repleto de informações relevantes sobre o ciclo Marketing e Vendas. Você vai ver como o processo de engajamento dos times será mais fácil se oferecer facilitadores para essa relação.

Para que as estratégias de crescimento do negócio se concretizem, é essencial que as áreas de Vendas e Marketing trabalhem bem alinhadas. Então não perca mais tempo, e organize já as KPIs de vendas e marketing da sua organização.

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