É provável que você já tenha ouvido falar que o dado é o novo combustível da economia ou o novo petróleo. Fato é que as empresas que conseguem transformar dados em informações criam ativos valiosos para seu negócio. E impulsionadas por esse fato, muitas empresas iniciam seus projetos de tecnologia ligados à Analytics, BI (Business Intelligence) e Big Data para acesso a dados específicos. Afinal, esse é o caminho da extração desse combustível.
Mas para obter sucesso na análise de dados, não basta tê-los. Eles precisam ter qualidade e certa granularidade, além de serem entregues para os indivíduos certos. Dados certos nas mãos de pessoas não indicadas podem gerar confusão e até decisões equivocadas. Por isso a governança de dados é tão importante.
E se você acha que isso é assunto lá da TI (Tecnologia da Informação), você está enganado. A governança está diretamente ligada ao alinhamento entre marketing e vendas. Entenda porque!
O que é governança de dados?
A governança de dados envolve a definição de políticas, processos, pessoas e tecnologia para estruturar e organizar a geração, acesso e utilização dos dados na sua empresa. Por meio de manuais, com regras disponíveis para toda a empresa, as responsabilidades e permissões de acesso aos dados ficam claras para todos os níveis da organização.
Fica definido, por exemplo, quem receberá os dados referentes a geração de leads e quem terá acesso aos clientes convertidos. Quem tem acesso a dados de faturamento, folha de pagamento, redes sociais e todos os outros dados da sua operação.
O objetivo de determinar as pessoas com acessos a dados específicos é direcionar adequadamente a tomada de decisão e aumentar a eficiência operacional. Com os dados certos - e apenas esses - em mãos, menores são as chances de traçar análises ou gerar discussões equivocadas, com base em dados não aplicáveis a determinadas situações.
Pode-se dizer que um dado só deveria estar acessível para quem sabe o que ele representa e o que fazer com essa informação!
Por que o acesso a dados específicos é importante?
Em um primeiro momento, você pode ficar com a impressão de que governança de dados implica burocracia e “engessamento” de processos. Mas não é!
Imagine que uma pessoa da sua área recebeu informações sobre o valor da folha de pagamento. Com base nesse número, fez o orçamento de marketing, previu contratações e outros investimentos. Com base nesse orçamento, você, gestor de marketing, está fazendo a gestão do seu budget. Alguns meses depois, os números realizados não estão batendo com o orçamento, seu resultado está negativo.
Depois de muita revisão, é que se percebe que o número inicial utilizado para o cálculos dos custos da folha não considerou os encargos, que aumentam em mais de 50% o custo de um funcionário. Isso se deve ao fato de que a pessoa que trabalhou com esse dado não o conhecia o suficiente. E decisões podem ter sido tomadas com base na informação gerada.
Esse exemplo é de uma análise simples de orçamento. Mas se você ampliar o olhar, pode perceber os grandes impactos dos dados na tomada de decisão de uma empresa. Quanto mais amplo o cenário, a variedade, a origem e as decisões, mais fica claro por que o acesso a dados específicos é tão importante.
Como a governança de dados promove alinhamento entre marketing e vendas?
Tanto o time de marketing quanto o de vendas trabalham com metas, certo? O primeiro precisa gerar e qualificar leads, aumentar o alcance da marca, engajar o público nas redes sociais, justificar o ROI (Retorno sobre o Investimento), entre outros. O segundo precisa aumentar o marketshare, as receitas, bater os números de vendas e outros desafios.
No ímpeto de atingir seus objetivos, nem sempre as duas áreas estão bem alinhadas, e o desencontro de informações pode colaborar com esse distanciamento.
Mas a governança de dados pode ajudar e muito o alinhamento entre marketing e vendas ao deixar claro os dados que um e outro precisam para tomar suas ações, e até a complementaridade entre eles.
Para o time de vendas, obter o dado de quantas pessoas curtiram determinada publicação nas redes sociais pode não representar muito. Mas receber do marketing a informação pronta que diz que o assunto eSocial, por exemplo, é uma dor latente das empresas de médio porte, pode determinar que ações de vendas focadas nesse cenário devem realizadas.
Para o time de marketing, o dado valor de venda não tem impacto no seu dia a dia. Mas a informação que mostra que as últimas vendas foram influenciadas por um artigo que falava sobre um determinado assunto, pode mostrar que mais ações de marketing nessa direção podem ser cruciais para as próximas conversões.
Perceba que, ao definir acesso a dados específicos entre essas duas áreas, você pode mostrar também as formas de colaboração entre elas. Além de como dados, informações e decisões de uma impactam diretamente nos resultados da outra e vice-versa.
E, o mais importante, como o trabalho conjunto impacta positivamente nos resultados da empresa. Lembre-se: você é o dono da informação do seu negócio, por isso a governança de dados ultrapassa as fronteiras da TI.
Continue acompanhando nosso blog para saber como preparar sua empresa para tomar decisões com base nos dados certos!
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