Por que sua empresa precisa de uma solução de inteligência de dados?

iStock-1068812018

A inteligência de dados refere-se às ferramentas e aos métodos analíticos empregados pelas empresas para obter um melhor entendimento a respeito das informações coletadas. Ela visa maior interação com o conteúdo organizacional para promover uma tomada de decisão certeira.

Com o Big Data e o volume enorme de informações que precisam ser captadas para realizar diferentes tipos de investigação e análise, a inteligência de dados surge como uma alternativa para torná-las organizadas e acessíveis a todos.

Incorporando ferramentas de Inteligência Artificial e machine learning, oferece agilidade e confiabilidade na obtenção de dados relevantes. Permitindo, assim, conhecer a realidade do negócio e promover diversas melhorias no processo, bem como prever tendências, cenários, oportunidades e riscos de mercado.

Qual a importância da inteligência de dados para as empresas?

A era digital trouxe a possibilidade de obter uma quantidade enorme de informações em relação aos processos empresariais, tais como:

  • Vendas;
  • Marketing;
  • Histórico do cliente;
  • Estoque;
  • Atendimento;
  • Inovação.

Porém, essa diversidade trouxe junto um problema: quais dados são realmente relevantes?

É essa questão que a inteligência de dados veio solucionar. Afinal, ela é capaz de captar de diversas fontes, organizar, limpar e analisar as informações. Gerando, por fim, os insights que as empresas precisam para tomar suas decisões.

Como a inteligência de dados organiza as informações e as deixa mais claras, ela acelera os processos de análise. Logo, as empresas passam a ter capacidade de se adaptar mais rapidamente às tendências de mercado. Assim como reduzir ou estimular investimentos que sejam mais rentáveis para elas.

Inclusive, ela possibilita entender os investimentos da empresa e avaliar sua eficácia. Ao coletar dados que fornecem um contexto maior, é possível determinar se o que está sendo gasto oferece bons retornos ou se seria melhor alocar em outras áreas

Nova call to action

Diferentemente de algumas ferramentas e soluções tecnológicas, a inteligência de dados se concentra no entendimento das informações. Descobrindo alternativas, resolvendo problemas e identificando tendências para tornar mais assertivas as decisões.

Para entender melhor a importância dessa solução nas empresas, conheça abaixo os seus principais benefícios.

4 motivos para adotar uma solução de inteligência de dados

1 – Adaptabilidade

O mundo digital está em constante evolução. O que significa que as empresas precisam se adaptar às mudanças a fim de não serem deixadas para trás.

As ferramentas e práticas da inteligência de dados têm a capacidade de transformar dados brutos em insights acionáveis, assim como detalhar dados valiosos do cliente.

Com isso, as empresas conseguem realizar melhorias contínuas de acordo com a realidade do negócio e seu ambiente. Logo, tornam-se adaptáveis, aumentando muito as chances de sucesso à longo prazo.

2 – Escalabilidade

O acesso à análise de dados mais inteligentes também garante à empresa adaptabilidade para responder melhor ao crescimento comercial. Isso facilita a evolução de suas práticas, processos e recursos ao longo dos anos.

3 – Conhecimento

No momento em que se adquire a capacidade de estruturar conjuntos de Big Data e aprofundar-se em áreas específicas do negócio, é possível conhecer a fundo sua realidade.

Portanto, a inteligência de dados permite otimizar estratégias internas e externas, assim como descobrir novas idéias inovadoras que podem alavancar os resultados comerciais.

4 – Visão

Se implementada com sabedoria, a análise de dados de inteligência pode oferecer uma visão preditiva incomparável - algo essencial no mercado exigente dos dias de hoje.

Como a solução oferece um meio de analisar tendências, padrões e mudanças específicas, ela viabiliza a criação de processos de negócios e estratégias de marketing, por exemplo. Melhorando, assim, a geração de leads e o entendimento sobre os consumidores-alvo, que chega a um nível mais aprofundado e significativo.

Como a consultoria da IN pode auxiliar na implementação da inteligência de dados?

Muitas empresas têm dificuldades em implementar uma solução de inteligência de dados. Seja pela falta de conhecimento sobre a importância de trabalhar com informações mais estratégicas ou pelo desafio de recrutar profissionais especializados na área.

Nesses e em outros tantos casos, a sugestão é contar com uma consultoria que tenha foco na alfabetização de dados. Ela nada mais é do que a habilidade de ler, trabalhar, analisar e argumentar com base em informações de qualidade. Serviço, este, que a IN realiza há anos para empresas de diversos segmentos e portes no Brasil.

Com a consultoria especializada, é possível obter ferramentas modernas e apropriadas para o seu negócio. Assim como organizá-las de forma a conseguir as informações desejadas.

Confira alguns dos diferenciais do serviço disponibilizado pela IN:

  1. Quality Assurance: a empresa avalia a ferramenta de Business Intelligence, desde a sua aplicação até os servidores. Elimina as funcionalidades desnecessárias e reorganiza o ambiente;
  2. Migração de servidores: caso a solução de BI esteja desatualizada ou defasada, realiza a migração dos dados de um servidor para outro. Tornando, assim, mais fácil e ágil o acesso às informações de interesse do negócio;
  3. QA de aplicação: avalia o desempenho da ferramenta, a fim de evitar lentidão e falhas que atrapalhem a obtenção dos dados;
  4. Arquitetura e modelagem: faz uma análise minuciosa do ambiente e, se necessário, cria uma nova arquitetura e modelagem de dados;
  5. Design de dashboards: sugere alternativas para melhorar a apresentação das informações, assim como torná-las mais acessíveis.

A IN também oferece o serviço de mentoring. No caso, direciona um consultor dedicado a cuidar da forma com que os clientes fazem uso da aplicação de BI. O objetivo é garantir que todo o potencial da ferramenta de inteligência de dados será colocado em prática.

A inteligência de dados não é apenas mais uma palavra que está na moda no mundo dos negócios. Ela é considerada uma ferramenta essencial para trabalhar as informações de forma inteligente.

Com ela, é possível tirar conclusões precisas que ajudarão os colaboradores a obterem insights estratégicos e benéficos no presente e, principalmente, no futuro.

Quer se aprofundar no assunto? Baixe agora mesmo o infográfico Maturidade de dados: porque organizações de sucesso devem aderir.

Deixe um comentário