Saiba por que a Qlik é a melhor solução de BI para você

storytelling

Você sabe como extrair os dados dos seus sistemas, higienizá-los e transformá-los em informações valiosas usando uma ferramenta de BI? Se você trabalha com as soluções Qlik, que entre outras qualidades faz buscas inteligentes, já está levando bastante vantagem sobre seus concorrentes.

O Qlik é a melhor solução de BI para sua organização. É mais intuitiva que as concorrentes e oferece maior usabilidade. Extrai os dados dos sistemas que a sua empresa possui, seja interno ou na nuvem, possibilitando criar análises personalizadas para auxiliar sua tomada de decisão.

Diferenciais da Qlik

A Qlik é denominada uma solução de Data Discovery fornecendo autonomia a todo usuário de negócio utilizar a ferramenta para contribuir nas tomadas de decisões. Proporciona rapidez, flexibilidade, facilidade de uso e recursos poderosos entregando respostas na velocidade de seu pensamento. 

A grande vantagem da Qlik é ser considerada uma plataforma analítica e uma solução completa. Ela realiza desde o processo de extrair, transformar e carregar (ETL, Extract, Transform and Load, na sigla em inglês) dados vindos de fontes diferentes, fazendo os tratamentos necessários para higienização de dados e auxiliando a integração de dados de sistemas diferentes. 

A ferramenta entrega os dados prontos para a análise. Ou seja, oferece o menor custo TCO (Total Cost Ownership). Isso porque ferramentas concorrentes podem precisar de um sistema de repositório de dados, como Data Warehouse, o que implicaria novo custo ao projeto ou até mesmo em outras licenças de diferentes produtos.

A TI não precisa se preocupar com os níveis hierárquicos previamente. É possível defini-los a qualquer momento, ao contrário das ferramentas tradicionais de BI. Além de tratar os dados, uma vez definido o script de captura, cria-se agendamentos para recargas automáticas, garantindo o compliance da análise, blindando-o de intervenções externas ou até mesmo erros humanos.

Outro destaque está na facilidade de gerar relatórios gráficos, onde a Qlik possui seu motor cognitivo qual chamamos de inteligência aumentada, onde a própria solução é capaz de criar análises baseada em seus dados e auxiliar o usuário a maneira mais adequada de visualizar seus dados.

Confira a seguir 8 vantagens da Qlik para sua empresa:

#1. Torna sua equipe autônoma, independente e informada

Com o sistema de autoatendimento da ferramenta, todo o time tem acesso às informações. A Qlik proporciona visualizações e descobertas em nível individual, além do compartilhamento entre o grupo.

Em suas últimas versões a ferramenta incorporou o motor cognitivo, onde a própria solução gera insights baseados em seus dados. É o que chamamos de inteligência aumentada, facilitando a compreensão de dados e até mesmo agilizando a montagem de dashboards.

#2 Data Storytelling

Com o data storytelling é possível tirar snapshots de seus dados (como relatórios) e usá-los em histórias estruturadas em um ou mais slides. Esses snapshots podem ser editados e permitem enfatizar dados específicos. Em outras palavras, o storytelling facilita o entendimento dos dados por meio da sua apresentação em painéis interativos.

Sabe aquelas apresentações repetitivas mensalmente? Uma vez criada, basta esperar a nova carga de dados e a apresentação está pronta, evitando o desperdício de tempo.

# 3 Governança de Dados

Governança de dados é um ponto muito forte da ferramenta. Com ela é possível administrar de forma centralizada todas aplicações e os dados, conseguindo definir em qualquer granularidade o que cada usuário pode ver. Isso mantém as informações seguras e garante sua escalabilidade em toda a organização.

Exemplo: Em uma aplicação de RH os analistas não são autorizados ver o campo “salário dos funcionários”. É o chamado corte vertical de dados, onde um campo é ocultado.

Já em um painel comercial o gestor de uma determinada região não consegue ver o que está acontecendo nas demais regiões (corte Horizontal de dados com filtros baseado no usuário).

# 4 Busca Inteligente

A busca inteligente da Qlik permite encontrar informações relevantes para facilitar o processo de tomada de decisão. Basta digitar a palavra-chave no Smart Search e ela enumera as associações possíveis. Isso otimiza a busca e facilita a visão do usuário, que muitas vezes pode não saber o nome do campo que pretende buscar certo termo.

# 5 Design responsivo

Os painéis da Qlik oferecem visualização inteligente. Eles permitem que as informações sejam geradas e visualizadas corretamente em qualquer dispositivo, em qualquer lugar e a qualquer hora. Isso confere total responsividade e mobilidade para suas análises, facilitando o deploy do projeto, sem a preocupação de onde será visualizado, seja um tablet ou smartphone, ou até mesmo um computador com uma resolução diferente.

# 6 Conectividade

A Qlik possui um vasto número de conectores. A solução também aceita qualquer conexão como ODBC, OLEDB e REST API. Com o uso de APIs (Application Programming Interface) é possível a conexão com diversas fontes, como mídias sociais, sites que retornem dados, sistemas Web e Big Data, entre outros. Ou seja: conexão não é um problema para a Qlik.

# 7 Possui motor associativo

O motor associativo é uma função exclusiva da Qlik, que interliga os dados e faz correlações entre eles. É simples, rápido e efetivo. 

Veja o exemplo abaixo: Quando solicitamos apenas clientes do tipo Platinum, o modelo associativo Qlik retorna a resposta positiva e negativa. No caso, a negativa pode gerar importantes insights, como uma pergunta, porque não temos clientes com este perfil nas regiões South e West, enquanto no modelo tradicional ele oculta dados não relacionados ao termo pesquisado.

Modelo Associativo Qlik

 Modelo Associativo Qlik2

#8 Possibilidade de personalizar e estender suas aplicações

A ferramenta aceita extensões, onde a Qlik possui sua store. Nela há mais de 500 objetos gráficos e projetos para incorporar em seu produto. Tudo é oriundo de uma comunidade open source onde o desenvolvimento não para.

Outro item importante são os mashups. É possível integrar a solução Qlik em páginas ou sistemas Web, de maneira muito rápida e simples, criando painéis de visualização personalizados conforme a identidade visual de sua empresa. Além disso, pode-se definir uma forma de navegação, com todas as possibilidades que uma página Web possui, como gerar relatórios em PDF ou até mesmo criar botões com ações.

Veja um exemplo de mashup com Qlik no Ministério do Planejamento, clique aqui!

Clientes satisfeitos com a Qlik 

A Wow! Nutrition, indústria de bebidas e alimentos dona de marcas como a Sufresh e Assugrin, utiliza a solução Qlik para gerenciar o volume mensal de pedidos da empresa e uniformizar as informações. Além disso, gerencia diversas outras informações nas áreas financeira, compras, controladoria, qualidade e logística.
Entre os resultados, a equipe otimizou o tempo em cerca de 25% por dia na realização das análises. 

Já a Orfeu Cafés Especiais, de Minas Gerais, passou por um reposicionamento de marca. Para acompanhar o crescimento desta fase, a empresa precisava melhorar ainda mais os seus processos internos e de gestão de vendas. Para automatizar e acelerar a análise de seus dados escolheu a Qlik pela possibilidade de implementá-la em nuvem. Em menos de seis meses de uso, a empresa já teve noção real do que é orçado, consegue gerenciar de maneira mais efetiva a área comercial, além de cruzar os dados com o setor financeiro.

A Qlik possui um ótimo custo-benefício, pois oferece aos usuários as diversas vantagens de uma ferramenta de BI, ao mesmo tempo que proporciona uma distribuição de licença flexível e versátil. Ela se adapta à sua empresa, além de evitar custos adicionais, pois evita a criação de outro legado. Já deu para perceber por que a Qlik é melhor que suas concorrentes.

Então, o que você está esperando? Marque agora mesmo um horário com um de nossos especialistas para saber mais!

Nova call to action

 

Deixe um comentário