Vá além do Excel: 4 benefícios do Business Analytics na gestão financeira

Se você ainda utiliza o Excel (ou outra ferramenta simples de planilhas, como o Numbers) para coletar e correlacionar dados de mercado e da sua organização, na expectativa de tomar uma decisão acertada, está na hora de saber mais sobre o Business Analytics.

Quando se trata da gestão de uma corporação, não é recomendado confiar ao Excel informações estratégicas e, muitas vezes, sigilosas sobre finanças, faturamento, pagamento, metas, gastos e etc. Além de apresentar uma capacidade limitada da análise, essa ferramenta está vulnerável a interferência e erros humanos, e ainda pode facilitar possíveis fraudes nos números.

Entenda porque vale a pena investir numa solução de Business Analytics e tornar a gestão financeira da sua organização mais eficiente e protegida.

Decisão baseada em estatísticas reais

Ao usar uma solução com recursos de estatísticas preditivas você está agregando valor à análise do cenário interno e externo, o que proporciona uma tomada de decisão assertiva. É possível, por exemplo, mapear as áreas que estão pagando muito por determinado serviço e fazendo pouco uso dele. Com isso, pode-se analisar a mudança de plano contratado e reduzir custo.

Excelência na Governança Corporativa

Com a possibilidade de gerenciar e analisar informações das redes sociais, internet, mercado e cruzar com os dados do seu negócio, você tem a possibilidade de desenvolver uma Governança Corporativa baseada em análises preditivas e, dessa forma, fazer cálculos mais precisos. O uso de dados estratégicos, acompanhado de indicadores bem definidos, é uma arma poderosa para a excelência das ações de Governança Corporativa.

Leia também: Como compartilhar dados e manter a governança corporativa

Compartilhamento de informações

Outra vantagem de adotar uma ferramenta de Business Analytics para ajudar no processo de gestão financeira é que você pode limitar o acesso aos dados e personalizar as informações que estarão disponíveis por hierarquia ou cargo, por exemplo. Isso gera mais segurança ao departamento e à empresa como um todo.

Visualização e cruzamento de dados

Por mais que existam os filtros no Excel, não é agradável passar horas na frente de planilhas estáticas para interpretar dados e tentar chegar a cenários que permitam identificar possíveis falhas e correção de rota, por exemplo.

Já quando essa análise é feita numa plataforma de uso intuitivo, que permite fazer cruzamento das informações por região, filial ou departamento, de maneira clara e fácil, fica muito mais simples chegar a uma conclusão precisa e tomar a melhor decisão.

Profissionalize a gestão financeira da sua organização, evite erros desnecessários e aprimore as ações de Governança Corporativa com o uso de uma plataforma analítica de dados de fácil utilização e com ótimos resultados.

 

Baixe o QlikSense gratuito

Deixe um comentário