O que é o BI In-memory e quais os benefícios para o negócio?

big_data-2.png

Até pouco tempo atrás, as organizações perdiam muito tempo reunindo os dados de cada área e, posteriormente, criando relatórios para analisá-los, o que causava um enorme problema no processo de tomada de decisão: a informação chegava tarde demais.

As soluções de BI (Business Intelligence) surgiram com a expectativa de resolver esse contratempo, permitindo a coleta e armazenamento dos dados de forma mais dinâmica e automatizada, com a possibilidade de análises consistentes em tempo real. Sem dúvida, uma grande conquista no processo de inteligência de negócio.

No entanto, a necessidade atual onde cada vez mais o tempo se tornou fundamental para o resultado e efetividade nas empresas com análises em tempo real fazem os sistemas de BI Tradicional parecerem atrasados: os dados de ontem são velhos demais para serem relevantes, fazendo com que as organizações percam oportunidades quando confrontadas com concorrentes cada vez mais ágeis.

Assim, a velocidade com que as informações chegam e se renovam a cada dia fez com quem a performance na busca dos dados fossem ficando abaixo do esperado. Afinal, a expectativa do mercado é acessar os dados na velocidade do pensamento, sem a necessidade de esperar o tempo de processamento das mesmas no banco de dados, por exemplo.

O que parecia impossível, foi transformado em real por meio da tecnologia BI In-memory

cta_IN_2

Uma nova forma de tomar decisões

Criado pela Qlik, o BI In-memory permite trabalhar na velocidade do pensamento, já que assim que o usuário faz uma pergunta, encontra a resposta no mesmo instante, pois todo o dado esta disponível e acessível in-memory.

Para entender a grande vantagem desta tecnologia na tomada de decisão, vamos imaginar que você tenha um indicador de vendas e que sua margem está em 23%. Porém, você quer entender como está o desempenho de cada linha de produto para identificar o que pode ser feito para melhorar o resultado.

Se você já usa o BI In-memory, ao clicar no detalhe de cada item, conseguirá obter as respostas em tempo real – como se estivesse com um relatório atualizado em mãos, aberto na página certa. Já se você usa uma solução de BI que não seja patenteada pela Qlik, também vai receber a resposta, porém de forma mais demorada – como se tivesse que sair da sua sala, abrir os armários, pesquisar o relatório e puxar no índice a informação.

Isso é possível porque a Qlik tem um mecanismo de inferência que mantém as associações entre dados automaticamente. Ele calcula agregações de forma dinâmica conforme o necessário para uso por várias pessoas, armazenando dados em cache in memory, de forma a compacta-los em até 10% de seu tamanho original.

Com isso, ocorre a otimização da capacidade dos processadores para que o usuário usufrua de uma experiência extremamente rápida.

Considere o uso da tecnologia de BI In-memory e garanta a velocidade necessária para impulsionar os resultados da sua organização. 

Download Demo QlikView QlikSense

Deixe um comentário