O transporte de mercadorias e a logística de estoque estão entre os problemas mais complicados que o comércio precisa resolver. Além da satisfação do cliente, a própria lucratividade do negócio depende muito de uma operação eficiente e que lide bem com os desafios da área.
Os desafios da logística incluem impedir que um produto em alta demanda se esgote, analisar cadeias de fornecimento para baixar custos, e resolver problemas de comunicação entre as várias empresas diferentes que participam da indústria.
No artigo de hoje vamos entender melhor como alguns obstáculos da logística podem ser resolvidos com Business Intelligence (BI).
1. Sistemas fragmentados
As empresas em uma cadeia logística – do fornecedor de matéria-prima ao estoquista do supermercado – às vezes parecem viver numa “Torre de Babel”, cada uma falando sua língua.
Os softwares, sistemas e até a cultura de cada organização não conversam entre si. Os dados são coletados em varias bases e metodologias diferentes. Os números – que não podem ser administrados – começam a perder relevância.
Assim, fica difícil saber se certa cadeia de transporte está cara ou barata, se os produtos vão chegar ao consumidor final dentro do prazo de validade ou se o preço que se paga por um espaço de estoque é justo.
Os varejistas de forma geral gostam de usar programas de planilhas de Excel ou Access, que foram desenhados para a produtividade pessoal e não para lidar com a escala de uma logística sofisticada.
2. Identificação de pontos de falha
Um pequeno comerciante pode anotar as vendas do mês em uma caderneta. No começo, aqueles dados só têm significado isolado: qual mês foi melhor ou pior que outro.
Entretanto, quando coletamos os dados e os apresentamos para nós mesmos de uma forma organizada, podemos descobrir padrões, desenvolver uma visão geral e perceber os "outliers" – os números muito fora da curva – produtos que dão prejuízo ou que poderiam dar muito mais lucro.
3. Controle de estoque
Como os sistemas de varias organizações em uma cadeia logística nem sempre conversam entre si, a atualização dos estoques é lenta, imprecisa ou as duas coisas.
Os resultados são: 1) produtos sobrando na prateleira, 2) prateleiras vazias e clientes perguntando: "vocês não têm mais X produto?" A resposta: "tem, mas acabou". Um sistema de Business Intelligence impede ambos os problemas.
4. Análise de alternativas
O mundo dos negócios envolve mensurar resultados, e isso também significa testar cenários. E se a gente trocasse o transportador? E se entregássemos num horário diferente, com menos trânsito? E se fizéssemos encomendas menores, ou maiores?
Testar todos esses cenários na prática, fica muito caro. Felizmente existe o Business Intelligence. Ele pode acessar os dados da organização, simular cenários e testar alternativas, experimentando outras cadeias de fornecimento, por exemplo, e comparar números antes de realmente tomar uma decisão final.
Uma plataforma de Business Intelligence – como a Plataforma Qlik– é a melhor solução para sua organização encontrar gargalos, cortar custos e vender mais. Interessou? Fale com a gente.
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