Você já sabe da importância de definir e localizar seus KPIs — aqueles indicadores mais importantes que informam sobre o desempenho da sua empresa e podem prever os resultados de outras métricas. Mas como saber se as suas metas estão adequadas?
Se sua empresa atinge elevados números de KPIs, será que o desempenho da equipe está excelente ou os KPIs estão baixos demais? E se os números não parecem satisfatórios, como definir a melhor solução? A resposta é simples: estudando a concorrência.
Mas será que eu devo?
Este é o momento em que ouvimos sua dúvida: "devo analisar o comportamento do concorrente para determinar meus indicadores de performance? Como posso conseguir esses dados e fazer o benchmarking?".
Bom, o cruzamento de dados de mercado pode ser essencial para conseguir definir os indicadores de performance prioritários de um negócio. Integrar, por exemplo, ferramentas que fornecem informações de mercado em tempo real é uma das formas de aprimorar ainda mais seu benchmarking.
Como obter os dados de que eu preciso?
É possível ter acesso a bases de market share para medir o comportamento da concorrência. Os institutos de pesquisa, como o IBOPE, possuem estas informações. Com eles, é possível analisar o que outras organizações venderam, cruzar os dados externos e comparar com seus dados internos.
Outra tática é atrelar páginas na web. Você pode apontar para uma página que seja importante para análises da empresa e depois recuperar as informações que precisa. Um e-commerce pode monitorar o número de visitas de outro site, por exemplo, além das métricas das redes sociais (menções, seguidores, alcance), etc. Quantos fãs ou "curtidas" seu concorrente ganhou no mês passado? Por quê? O que isso te informa sobre seus ganhos esperados?
Automatizando o processo
Ferramentas automáticas como Google Analytics e outras semelhantes (e melhores) podem ser usadas para automatizar seu processo de benchmarking. Se você pode receber relatórios automáticos sobre o desempenho do seu negócio, não há razão para não pedir também os dos seus competidores.
Entretanto, coletar essas informações, às vezes, pode ser o problema. Uma ferramenta de benchmarking, por conta da segurança do software, pode não fornecer alguns dos números que você quer pelo acesso direto e integração com o QlikView, então a solução é incluir esses dados manualmente.
Com a integração dos dados passamos a saber não apenas o que estão falando da sua marca, como também estudar e monitorar os concorrentes.
Na hora de abrir capital
O benchmarking é importante não apenas no dia a dia, mas principalmente nos momentos "divisores de águas". Se sua empresa está prestes a abrir capital na bolsa de valores (IPO) , pode armazenar os valores dos seus concorrentes na bolsa e possuir o histórico para analise.
Um passo à frente
O benchmarking não substitui a análise da concorrência, mas faz um trabalho diferente e permite decisões diferentes. A análise da concorrência mede desempenhos e o benchmarking se concentra nas melhores práticas. Ele deve ser usado para informar melhor seus KPIs em um esforço de adaptação às necessidades dos consumidores e não para copiar ou espelhar o sucesso do que já deu certo. Um bom trabalho de benchmarking é aquele que dá uma vantagem competitiva para sua organização, em vez de correr atrás do prejuízo.
Como é o uso do benchmarking no seu negócio? Compartilhe com a gente as suas experiências!
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