As principais crises econômicas do Brasil e o controle financeiro

Desde que Brasil é Brasil, a crises financeiras o acompanham em sua trajetória de evolução e crescimento. O mais curioso é que, desde então, a história comprova que é na crise que surgem as grandes ideias e as situações que mudam para sempre um momento.

Um pouco de história e...ousadia

A primeira grande crise nacional ocorreu, em 1822, quando D. Pedro I proclamou a independência, ou seja, o país já nasceu marcado pelo desafio da superação.

Nessa época, o Brasil vivia uma profunda crise econômica, já que na década de 1820, as exportações de açúcar estavam em baixa, e o governo foi obrigado a fazer empréstimos na Inglaterra para indenizar Portugal pela Independência e financiar a Guerra da Cisplatina. Porém como em toda crise surgia uma oportunidade: os fazendeiros modificaram sua gestão financeira e passaram a apostar na exportação de café para voltar a movimentar a economia nacional. E deu certo.

Industrialização brasileira

Porém, com a crise de 1929, que caracterizou a quebra da bolsa de Nova York, a economia brasileira sofreu um novo forte impacto. Os principais países compradores do café brasileiro deixaram de comprá-lo. Na época, o governo de Getúlio Vargas fez uma aposta arriscada e começou a investir na criação da infraestrutura para o desenvolvimento da indústria no Brasil. Mais um gol marcado. O planejamento financeiro deu certo e o processo de industrialização do país ocorreu nas décadas de 1940 e 50. 

métricas de negócios

Análise e prudência são essenciais para o sucesso

A ideia foi tão genial que deu espaço para o “Milagre Econômico” brasileiro, em que o PIB registrou uma média de mais de 10% ao ano entre 1968 e 1973. O governo do general Ernesto Geisel, empolgado com a prosperidade, fez vários empréstimos nos Estados Unidos. Porém, o governo norte-americano aumentou a taxa de juros, elevando muito o valor da dívida. Na mesma época, a inflação disparou. Ocorria então a pior crise financeira da história do país, que se arrastou por toda a década de 1980.

Para piorar, entre 1990 e 1992, o Brasil foi alvo de mais uma crise: Plano Collor, que ficou marcada por um profundo momento de recessão econômica e agravamento da crise. O cenário só foi revertido em 1994, quando o Plano Real finalmente conseguiu estabilizar a economia.

Aposta no mercado interno

O Plano Real estabilizou a economia, mas a um custo muito alto. Os juros foram elevados e ocorreu a privatização de empresas públicas para manter a moeda valorizada. Em janeiro de 1999, o Banco Central promoveu uma grande desvalorização do real, o que provocou a quebra de bancos e um período de estagnação econômica que só foi revertido a partir de 2004, quando se iniciou um processo de fortalecimento do mercado interno, abrindo um ciclo de crescimento.

E agora, esse ciclo, mais uma vez, foi interrompido devido à crise atual.

Aprendizados

Todas essas crises nos mostram que são nesses momentos que surgem as grandes ideias e as oportunidades.

É o caso, por exemplo, do Grupo Pão de Açúcar. Fortemente impactado pela crise ocasionado durante o Plano Collor, o Grupo perdeu a liderança de mercado e sua liquidez. Mas utilizou a estratégia de olhar para dentro de casa e mapear os possíveis erros que estavam agravando sua situação.

Conseguiu identificar, por exemplo, que havia se distanciado do consumidor e que não oferecia mais novidades para seu público. Isso acontecia também porque o Grupo havia adquirido outros negócios, além de hipermercados, o que fez a operação perder o foco de seu core business. Após a identificação dos erros, foram traçadas as estratégias pare reverter a situação e voltar a brigar pela liderança do setor varejista. E o resultado foi vitorioso.

Isso nos mostra que diante de momentos de crise, como esse que estamos passando, é hora de olhar para dentro e identificar as falhas em processos e estratégias para que se possa buscar uma maneira de driblar o mau desempenho econômico e obter sucesso.

Para alcançar isso de forma prática e eficiente, é importante que todos os dados da empresa estejam organizados, com fácil acesso e de forma integrada. Assim, fica mais simples visualizar indicadores (KPI’s) para uma tomada de decisão precisa.

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