Uma solução de BI faz mais do que só coletar e processar um volume grande de dados. Por meio dele, é permitido aos gestores otimizar processos e formular estratégias que consigam ajudar a empresa a sobressair no mercado.


Por influenciar diretamente nos resultados das organizações, as fases da implementação devem ser todas realizadas com zelo. Saber quais os critérios para sua utilização, o que a ferramenta BI pode fazer pelos seus negócios, quais áreas da organização estão carecendo de cuidados. Todas essas questões precisam estar esclarecidas antes de escolher a ferramenta.


Na área de finanças, os profissionais utilizam dos dados coletados para auxiliar na tomada de decisões, ajudar as empresas a diminuírem custos e aumentarem a sua rentabilidade.


Se você não sabe o que é necessário para implementar uma solução de BI para a área de finanças e nem quais os benefícios da ferramenta, descubra isso e muito mais lendo esse post!


Critérios para a implementação


Antes da implementação de uma ferramenta de BI, é importante que os gestores tenham esclarecido quais critérios os levaram a optar pela ferramenta. Entre os principais estão:


1) Esclarecimento dos objetivos


Definir os objetivos, e saber no que um sistema de BI vai ajudar nos negócios é o primeiro passo. Essa é uma etapa extremamente importante, pois esse esclarecimento auxilia os profissionais a compreenderem quais áreas da empresa estão carecendo de atenção.


Identificar os problemas possibilita direcionar melhor as estratégias, o que contribui para o desenvolvimento de processos e na resolução de adversidades.


2) Seleção da equipe


Uma equipe capacitada e experiente faz toda a diferença. No caso dos profissionais não conseguirem ou não saberem explorar a ferramenta direito, a organização pode acabar tendo de arcar com prejuízos que podem ir da perda de dinheiro, perda de oportunidades ou até mesmo desvalorização da marca.


3) Qualificação dos profissionais


A forma mais eficiente de montar uma equipe qualificada é por meio de treinamentos e cursos de capacitação. Além disso ao engajar o seu time, eles passam a ter maior facilidade para compreender informações e produzir relatórios mais consistentes e seguros.


4) Escolha a solução certa de BI


Uma ferramenta inovadora de Business Intelligence é capaz de organizar e criar relatórios personalizados e dashboards dinâmicos para explorar um volume grande de dados. Por meio das informações coletadas, os gestores conseguem encontrar insights significativos, que corroboram para decisões mais certeiras e livre de falhas.


Business Intelligence e a área financeira


Em vez de desperdiçar horas na elaboração de relatórios e coleta de dados, os profissionais de finanças podem usar o BI para focar no que realmente é importante: análise das informações. Além disso, otimizando o processo produtivo, os gestores conseguem direcionar estratégias ao mesmo tempo que orientam outros departamentos.


Como os dados manuais são suscetíveis a erros, a área financeira pode utilizar do BI para apontar dados mais concisos e exatos sobre os lucros. Com a ferramenta, as equipes conseguem identificar quais produtos e serviços estão agregando valor para os negócios, trazendo rentabilidade.


Não só isso, o business intelligence permite realizar a verificação de todos os processos que estão funcionando e daqueles que ainda precisam ser revisados. O gestor pode sugerir, por exemplo, novos investimentos baseando-se nos dados extraídos dos painéis de indicadores e dashboards.


A solução permite também que seja realizada uma comparação entre os resultados obtidos no período com os coletados no ano anterior. Esse tipo de informação é algo que ajuda os profissionais de finanças a entender se a empresa está alavancando ou perdendo resultados.

 

Vantagens do BI na área de finanças


Uma ferramenta de análise permite aos gestores acessar dados mais consistentes e significativos, certo? A empresa que decide implementar um BI está, automaticamente, fornecendo aos profissionais benefícios relacionados à eficiência, economia e rentabilidade.
Entre algumas das vantagens de BI na área financeira, estão:


Maior prazo para examinar falhas


A equipe de finanças trabalha para detectar erro nos dados, conseguindo assim bolar estratégias para impedir que problemas ocorram ou se repitam;


Disponibilidade para análise de relatórios


Os gestores possuem mais tempo para compreender informações, influenciando na tomada de decisões mais assertivas sobre investimentos e desenvolvimento de produtos.


Análise de indicadores


Os profissionais conseguem examinar Indicadores Econômicos para demonstrar o progresso da empresa e Indicadores Financeiros que ajudam a calcular a quantidade de dinheiro em caixa, e como a organização está se comportando no mercado. Além disso, Indicadores para Análise de Investimentos, que auxiliam os gestores na tomada de decisões para escolher o investimento certo.


Transparência sobre os lucros


Seja sobre a captação de clientes, vendas de produtos ou serviços prestados, os profissionais de finanças sabem exatamente qual a rentabilidade que a empresa conquistou em determinado período. Como as análises são realizadas por meio de dados, as chances de ocorrerem falhas ou erros nos relatórios é praticamente nula.


Prevenção contra possíveis penalidades


A implementação de uma ferramenta de BI previne os profissionais para que não sofram multas ou qualquer cobrança relacionada à não aplicação de controles corretos — como é o caso de auditores que realizam a verificação das atividades, livros contábeis, e outros.

Percebe como os benefícios da ferramenta vão além do que só os exemplos acima? Está preparado para também implementar um sistema Business Intelligence na sua empresa e ver a sua lucratividade aumentando?


Para conhecer mais sobre a implementação de um BI e quanto tempo demora para a implementação, entre em contato com um de nossos especialistas e descubra como essa ferramenta pode alavancar o seu negócio

Nova call to action