Como parar de usar planilhas Excel para análise de dados?

como-mudar-o-processo-da-empresa-para-analisar-dados

Planejar e implementar uma mudança organizacional em análise de dados para o alcance das estratégias de negócios é, hoje, um dos maiores desafios para líderes, gerentes e gestores. Mas mudar uma cultura organizacional é um processo que exige, além do comprometimento dos colaboradores da organização, a implantação de novos processos.

Por exemplo, como substituir o uso das planilhas Excel para análise de dados em vendas, e adotar uma ferramenta de BI (Business Intelligence) como a Qlik?

O fato é que a análise de dados está revolucionando o mercado. E, para conquistar espaço, a sua empresa deve se preparar para implementar e acompanhar essas transformações com o apoio da tecnologia. Aprenda, nesse post, como o BI pode ajudar a transformar a maneira como você lida com dados. 

Como mudar a cultura da empresa para analisar dados

Algumas empresas ainda utilizam planilhas Excel nos seus sistemas de controle e gerenciamento. Apesar de organizar certo número de dados, elas se tornam ineficientes quando o volume de informações cresce, como acontece cada vez mais hoje.

Outro problema no uso de planilhas envolve a dificuldade de organizá-las, com a criação de múltiplos arquivos, em diferentes versões, dificultando a organização e catalogação. Isso poderá causar confusões e até a utilização de dados defasados em estratégias corporativas.

Uma solução para essa questão é a adoção de uma ferramenta de BI como a Qlik. Com ela a gestão de informações fica mais eficiente e facilita a análise dos dados com agilizadade.

Conheça, abaixo, as cinco principais vantagens de substituir as planilhas pela Qlik:

1 Menor dependência de TI para obter relatórios e extrair dados importantes

Com ambientes cada vez mais competitivos e dinâmicos, analisar dados e informações organizacionais para estabelecer métricas e estratégias é vital para a sobrevivência da sua empresa. Para isso, é importante contar com relatórios precisos, o que nem sempre é alcançável a embasar as análises em planilhas.

Com uma ferramenta de BI eficiente, é possível acessar métricas-chave, além de obter diversas combinações de dados para avaliações mais aprofundadas.

2 Gerar mais resultados

Um BI eficiente pode ser complementado com módulos estratégicos que otimizam funções empresariais, como explorar o big data da organização. Também permite personalizar opções, conforme as particularidades do negócio, possibilitando um fluxo de dados mais ágil e efetivo.

Isso pode ajudar a gerar melhores resultados operacionais, diminuir a perda de tempo na busca de informações e minimizar a coleta de dados errados por conta de planilhas desatualizadas ou confusas.

3 Acessibilidade e integração com outros dispositivos

O Qlik pode ser acessado em diferentes dispositivos e de qualquer local no mundo, além de se integrar com mídias distintas. É possível, assim, obter dados importantes em qualquer hora do dia, conforme a necessidade e nível de acesso ao sistema. O principal resultado é a integração de setores, que agilizam a troca e busca de dados de inúmeros departamentos.

4 Identificação de oportunidades

Outra grande vantagem do Qlik é a análise de um grande fluxo de informações, ajudando a prever tendências no mercado e novas oportunidades de negócios.
Também possibilita descobrir clientes com maior potencialidade, pontos fortes organizacionais e até a capacidade produtiva da empresa. Com isso, é possível adotar estratégias de vendas mais eficientes e inovadoras.

5 Integração e consolidação de dados

Sua utilização permite maior consolidação e integração de dados de diferentes fontes, sem precisar realizar conversões demoradas ou adaptações para que eles possam ser trabalhados. Dessa forma, facilita também a análise de dados.
Substituir as planilhas excel pelo Qlik é fundamental para a profissionalização do gerenciamento organizacional. Além de otimizar o desempenho, melhora a competitividade e reduz erros operacionais.

Como parar de usar planilhas excel para análise de dados?

Revolucione sua análise de vendas. Com a solução de BI, o estudo detalhado do histórico de vendas não só melhora a previsão de faturamento, mas também facilita o cumprimento de prazos, o alcance das metas e, consequentemente, a conquista de maior resultados em vendas. A equipe pode planejar ações para médio e longo prazo com uma chance maior de acerto.

O BI permite controlar as informações a respeito das interações com possíveis clientes, gerando um aprendizado que leva à detecção de oportunidades de fechamento de novos negócios.

Outra possibilidade é mesclar as métricas de marketing com as de vendas e identificar o que pode ser feito para otimizar a sinergia entre os departamentos.

Conheça mais o Qlik

Com a utilização de uma ferramenta como o Qlik Sense, você pode usar as funções de arrastar e soltar no painel de controle para mapear cenários preditivos e cruzar as informações da sua empresa com o mercado e concorrentes. Tudo isso de forma rápida e intuitiva, apresentando um panorama totalmente visual.

Além disso, as análises não ficam soltas. O Qlik Sense possui funcionalidades que se integram às análises de mídias sociais e também com o CRM (Customer Relationship Management) utilizado na empresa. Isso permite entender de onde vieram os clientes que mais compram, se das redes sociais ou de outro canal.

Ao cruzar os dados do desempenho de cada mídia, ainda é possível identificar informações isoladas que podem ser usadas para incrementar o trabalho de marketing ou criar nova estratégia.

A plataforma Qlik permite a análise de grande volume de dados oriundos de diversas fontes, orientada por assunto, desde os produtos mais vendidos até a forma de pagamento utilizada em cada compra. Ao analisar os produtos que são mais vendidos e a forma de pagamento mais utilizada nessas vendas, você consegue montar uma estratégia de marketing atrativa para chamar atenção do cliente.

A plataforma oferece uma grande vantagem para sua organização, pois suas análises são rápidas e precisas, permitindo a revisão das estratégias traçadas, e melhorando o desempenho de sua empresa.

Percebeu as vantagens que sua empresa pode obter ao optar pela ferramenta? Entre em contato conosco agora mesmo!

métricas de negócios

 

Deixe um comentário