Excel ou BI - Qual a melhor opção para fazer análises do seu negócio?

Quantas vezes você já sentiu que seu trabalho com dados seria muito mais fácil se eles estivessem todos centralizados em um único local?
Com certeza os profissionais que trabalham com um grande volume de números e informações já sentiram na pele a dificuldade de realizar a administração e controle dos dados que se encontram em locais distintos. Trata-se de um processo que leva horas e mais horas, isso só para realizar a organização.

Diante deste problema, muitos profissionais procuram soluções tecnológicas que possam ajudar a reduzir o tempo gasto com essas tarefas e, claro, aumentar a eficiência das equipes.

Na hora de escolher a ferramenta ideal para este tipo de trabalho, muitos já tem a resposta na ponta da língua: basta usar um editor de planilhas. Mas será mesmo que editores como o Excel e ou o Google Spreadsheets são suficientemente efetivos para entregar um trabalho de alta qualidade para a organização?

Foi diante dessa dificuldade que desenvolvedores da Qlik começaram a quebrar a cabeça em busca de um sistema de BI que fosse capaz de transformar todo aquele volume de dados em informações claras, visuais e interativas.

A prova de erros: Confiabilidade acima de tudo

Um dos principais problemas envolvendo o Excel é que eles não conseguem identificar qualquer tipo de erro nos valores inseridos nas linhas e colunas. Apesar de conseguir identificar erros nas fórmulas, o Excel não contesta valores, e isso significa que um mero erro de digitação pode prejudicar - e muito - a sua análise dos negócios. Isso se não contarmos o fato de que funcionários mal intencionados podem “mascarar” seus dados inserindo valores distorcidos nas planilhas.

sistema de bi.png

Este tipo de problema não faz parte da rotina de quem utiliza um sistema de Business Intelligence, como a Plataforma Qlik. Eles utilizam dados retirados direto da fonte, seja ela um CRM, um ERP ou de uma plataforma de vendas online. Assim, a empresa garante que os relatórios produzidos com base nos dados são verossímeis e não contém nenhum erro.

Agilidade e fim do retrabalho

Veja o exemplo: Todo final de mês, o time de vendas passa horas preenchendo planilhas para criar os relatórios mensais, perdendo quase um dia inteiro de trabalho numa atividade repetitiva, desgastante e pouco proveitosa.

Tudo isso apenas para conseguir fazer um demonstrativo e mensuração dos resultados. Isso também acontece na rotina de analistas de dados, que muitas vezes passam horas preparando os dados e pouco tempo realizando aquilo que a empresa espera dele, que é uma verdadeira análise dessas informações.

Perceba como é fácil gastar muito tempo por dia com atividades repetitivas. Esse tipo de rotina não estimula o profissional e muitas vezes faz com que a organização perca oportunidades de utilizar melhor a sua mão de obra, alocando os funcionários para realizar atividades mais proveitosas e estratégicas.


Ao adotar um sistema de BI e visualização de dados, a organização praticamente elimina da rotina de seus profissionais as tarefas manuais de preenchimento de planilhas, o que otimiza as horas de trabalho dos profissionais e elimina os erros, que são os grandes responsáveis pelo retrabalho.


Tudo que envolve retrabalho significa perda de tempo, por isso, se a sua empresa opera com um time enxuto e bastante atarefado, a melhor solução é automatizar a análise dos dados.

Redução de custos e otimização da mão de obra

Diante das possibilidades mencionadas acima, é possível concluir que a substituição das planilhas por um sistema de Business Intelligence e Data Visualization, como o Qlik Sense traz para a organização algo que é quase uma regra nos dias atuais: é preciso fazer mais com menos.

E como isso pode ser aplicado? Automatizar processos é um excelente passo a ser dado.

sistema de bi 2.png

Deixar sua equipe livre para pensar em estratégia e trabalhar em atividades mais lucrativas é uma forma de otimizar a mão de obra e reduzir o tempo gasto com atividades que não geram tanto valor para a empresa. Além disso, a capacidade de interpretação dos dados é otimizada em um sistema de BI, e isso significa que os gestores podem tomar decisões mais estratégicas e objetivas, auxiliando fortemente na gestão e redução dos custos.

Diante desse cenário apresentado ao longo do texto, é possível concluir que chegou a hora de dar um passo adiante. Durante anos o Excel foi muito útil para as empresas, tornando-se grande aliado da gestão estratégica e do controle, mas é hora de encarar os fatos e perceber que já estão disponíveis no mercado soluções tecnológicas mais inteligentes, ágeis e produtivas.

Não deixe sua empresa ficar parada no tempo. Pondere a adoção de um sistema de inteligência de negócios, controle e visualização de dados. A Qlik é responsável por produzir a melhor Plataforma do mercado, por isso, se você quer conhecer um pouco mais sobre o potencial das ferramentas, entre em contato conosco e saiba como nossa equipe pode ajudar a sua organização a mudar os rumos estratégicos!

Baixe o QlikSense gratuito

Deixe um comentário