A coleta e o gerenciamento de dados, realizadas com o uso de softwares específicos, permitem agilizar os processos e as tomadas de decisões. Com isso, acabam os exercícios de adivinhação, e você pode tomar decisões mais certeiras, baseadas em dados confiáveis. Que gestor não gostaria de ser mais assertivo em momentos delicados?
A análise de dados oferece uma visão em 360° da organização. Permite, por exemplo, analisar as áreas que não estão batendo metas, consultar estoque e verificar em tempo real o andamento das campanhas de marketing. No caso do varejo, por exemplo, o bom uso dos dados consegue captar até o comportamento do consumidor ao entrar em uma loja. O que costuma vender mais, qual gôndola é mais procurada, quais produtos saem mais quando estão mais perto de outros.
Há quem diga que estas facilidades demandam tempo. Mas as atuais soluções de BI são capazes de capturar e gerenciar dados com origem em diversos sistemas e ferramentas, integrando em uma única plataforma tudo a que um profissional necessita para análises efetivas. Dessa forma, a dependência da área de marketing em relação à de TI diminui significativamente e a área pode ter mais foco em suas atividades mais críticas.
Por exemplo: se você desconfia que sua estratégia de vendas não está funcionando, e quer ter acesso aos resultados de vendas em uma determinada região para tirar a prova, não precisa recorrer à área de TI para gerar os relatórios necessários, em um processo que às vezes pode demorar dias para ser concluído. Uma boa solução de BI permite que essa e muitas outras consultas sejam feitas em tempo real, otimizando seu tempo e melhorando a qualidade das decisões necessárias para corrigir o problema identificado.
Se você ainda não se convenceu sobre a importância de investir em ferramentas de business intelligence e integração de dados, tente imaginar como seria a rotina de um operador de bolsa se ele não soubesse interpretar os painéis de informações do mercado. Qualquer decisão tomada com atraso pode acarretar em prejuízos para os envolvidos. Em uma organização acontece o mesmo. Sem qualificação, disponibilidade e análise dos dados, importantes informações são desperdiçadas.
Na corrida pelo bom desempenho sai na frente quem conseguir minimizar os erros, aproveitar as oportunidades, manter e ampliar seus clientes e cortar custos de maneira inteligente. Sua organização já chegou nesse patamar?
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