Como convencer sua empresa a ter uma ferramenta de BI

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Como gestor de marketing, você é responsável por alimentar a cadeia de leads digitais e gerar insights confiáveis para a tomada de decisão na empresa, não só na sua área, mas também em vendas e novos negócios, por exemplo. E obviamente é constantemente cobrado por isso. Mesmo assim, quando o assunto é investimento, seus colegas ainda perguntam por que ter uma ferramenta de analytics para marketing?

Você já entendeu que, para construir campanhas objetivas, gerar um bom pipeline de vendas, direcionar ações estratégicas, trabalhar com indicadores e aumentar os resultados do negócio, uma ferramenta de BI (Business Intelligence) é essencial. Mas ainda não conseguiu mostrar isso para o resto da empresa?

Então confira neste post como deixar clara a importância de uma ferramenta analítica para toda empresa.

Por que ter uma ferramenta de analytics

A primeira ponto que precisa ficar claro é que é essencial ter na sua organização as melhores ferramentas de análise de dados. É preciso ter claro todo o potencial de utilização de uma ferramenta de BI moderna, na nuvem, flexível e que seja fácil de usar por toda a empresa. Então, essa lista de características que a solução deve ter precisa estar na ponta da língua:

  • Ferramenta intuitiva que pode ser usada por qualquer colaborador, como um self-service;
  • Visualização inteligente e personalizada, de acordo com o perfil do usuário;
  • Escalabilidade para aplicações analíticas guiadas de muitos dados;
  • Possibilidade de juntar dados de diversas origens, como sistemas de gestão e redes sociais, para gerar análises mais inteligentes;
  • Capacidade de fazer associações dinâmicas e entender como os dados estão relacionados;
  • Compartilhamento de múltiplos pontos de vista, com a capacidade de retornar à análise original;
  • Modelos associativos para análise;
  • Segurança e governança com regras predefinidas.

Benefícios de uma ferramenta analítica para toda empresa

Então sua empresa já sabe quais características uma ferramenta de BI precisa ter. Mostre agora os benefícios que as melhores ferramentas de análise de dados vão trazer para sua organização.

Lembrando sempre que, apesar de você ser gestor de marketing, esses benefícios poderão ser colhidos por toda a empresa, cada área em seu contexto, com o gestor buscando respostas para suas dores. Ao final, quem ganha é a empresa como um todo!

  • Utilizar de dados, algoritmos e técnicas de machine learning em análises preditivas para antecipar situações futuras;
  • Fazer perguntas complexas e encontrar as respostas dentro do BI com pesquisas específicas;
  • Encontrar respostas únicas e diferenciadas para melhorar a estratégia de marketing e das demais áreas;
  • Compartilhar as informações certas com as pessoas que precisam ter acesso a elas para tomada de decisão;
  • Permitir que qualquer colaborador - designado para tal - se torne um analista de dados, com ações intuitivas e as conexões necessárias disponíveis;
  • Acessar um grande volume de informações para tornar as análises mais ricas;
  • Adotar a governança de dados necessária para trazer segurança e eficiência no uso das informações;
  • Contar com dados consistentes;'
  • Promover a colaboração entre os times por meio do compartilhamento de dados;
  • Contar com novos insights trazidos por novos cenários apresentados pelo BI

Exemplos de quem já usa ferramenta de BI

Para fechar sua argumentação que tal apresentar cases de empresas que já obtiveram ganhos com ferramenta de analytics?

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes utiliza a plataforma de BI para reunir dados que melhoraram o atendimento aos seus usuários e deram mais agilidade ao autoatendimento dos totens, além de monitorar eventuais problemas. Com o BI, a empresa também pode traçar estratégias com base nas informações sobre o tempo médio de atendimento nos balcões, identificar os horários com maior fluxo e direcionar melhor o atendimento.

A Centauro lançou mão de uma ferramenta de BI para consolidar o modelo de gestão por resultados e o reconhecimento por mérito em toda a cadeia funcional da companhia. O BI ajuda a consolidar todos os dados que envolvem a Gestão por Diretrizes (GPD) e levá-los a todos os níveis funcionais da empresa. A companhia unifica na mesma ferramenta o acompanhamento do GPD e o cálculo do PPR, com processos confiáveis e automatizados e análises adicionais para a área de Gestão.

Você pode conhecer outros cases de sucesso do uso de uma ferramenta analítica para toda empresa aqui!

Fale conosco! Podemos ajudar você a encontrar os argumentos certos para mostrar à sua empresa que uma ferramenta analítica do marketing pode ser a resposta para toda a organização.

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