4 dicas para a gestão de custos e produtividade

produtividade.png

O segundo semestre já chegou e a corrida para bater as metas do ano está incessante, certo? É hora de analisar os processos que podem ser melhorados, custos que podem ser cortados e buscar maneiras de aumentar a produtividade da equipe.

Veja algumas orientações que vão ajudá-lo nesse processo.

#1 - Analise os serviços utilizados

A contenção de despesas exige que a organização volte a olhar para dentro de casa e avalie sua estrutura. É hora de mapear os serviços que estão sendo consumidos e cruzar com os resultados obtidos. Por exemplo, talvez sua empresa assine cinco ou seis publicações que não são lidas por quase ninguém. Optar por manter apenas a assinatura digital pode significar uma redução de custo. Assim como a assinatura, com certeza, outros serviços devem ser analisados internamente para evitar o desperdício de recursos.

#2 - Equipe duplicada

Outro ponto importante é verificar o desempenho da equipe e identificar se há duplicação de funções. Isso é muito comum de acontecer em organizações que contam com colaboradores que possuem muito tempo de casa. Situações como essa podem ser resolvidas com o remanejamento do profissional, para evitar uma nova contratação ou, infelizmente, com o desligamento do mesmo, o que também diminui as despesas.   

#3 - Verifique sua oferta

A diferenciação no atendimento e nos produtos é o que está garantindo a sobrevivência de muitos negócios. Por isso, aproveite o momento e aprofunde seu conhecimento em relação aos produtos que estão sendo comercializados pela sua empresa. Faça o levantamento dos que são mais vendidos e dos que ficam encalhados com frequência. Pode ser o momento de reavaliar a estratégia de sortimentos e reduzir o gasto com a compra de itens que não têm giro.

#4 - Conheça seu concorrente

Entender o posicionamento do seu concorrente e mapear as estratégias que estão sendo utilizadas por ele para aumentar as vendas, é a chance de sair na frente e criar planos mais consistentes. Por isso, procure entender como ele está se comportando nesse momento de crise e o que vem fazendo para se diferenciar.Uma solução de BI pode ajudar no levantamento dessas informações e no cruzamento das mesmas com os dados do seu negócio.

Agindo desta forma, é possível evitar novas perdas financeiras, melhorar a performance operacional da companhia e a rentabilidade, além de tomar decisões precisas para dar a volta por cima e bater as metas.

Ficou mais fácil planejar a gestão de custos da sua organização e pensar em alternativas para aumentar a produtividade da equipe? Clique aqui e veja como uma Plataforma de BI e Analytics podem ajudar ainda mais. 

Conquiste mais clientes com Business Intelligence

Deixe um comentário