Há uma semana foi lançada uma nova campanha de marketing, mas a sensação é que o desempenho da ação não está saindo como o planejado. Bate a ansiedade e a dúvida de como agir acertadamente, já que foi investido um alto valor nessa estratégia.
Calma. Nem tudo está perdido. Ao fazer as perguntas certas e entender o comportamento do consumidor é possível corrigir o caminho e alcançar o resultado esperado.
Busque insights: integração entre marketing e vendas
Vamos imaginar que você fez um anúncio numa revista do segmento e um evento para os parceiros e prospects.
Agora é a hora de observar se houve aumento de visitas no seu site e o retorno das ações. Identificado isso, é a vez de verificar se os vendedores receberam mais ligações do que o normal. Quantos leads o evento gerou? Destes, quantos evoluíram para reuniões e elaboração de propostas? Proporcionalmente ao investimento feito em cada ação, qual gerou mais oportunidades de negócio?
Todas essas informações só serão possíveis de serem obtidas se os departamentos de marketing e vendas caminharem lado a lado, em parceria.
O uso de uma plataforma de Business Intelligence facilita a obtenção de todos esses dados e ainda gera inputs para uma tomada de decisão assertiva. Mas é preciso manter a colaboração e alinhamento entre as áreas.
Entenda o que o cliente quer
Quando marketing e vendas trabalham em conjunto fica mais fácil entender o comportamento de compra do cliente. Um clássico exemplo disso foi utilizado na campanha de Barack Obama à reeleição nos EUA, em 2012.
Fazendo uso intensivo de dados demográficos e de comportamento nas mídias sociais, os profissionais de inteligência a serviço da campanha conseguiram identificar em detalhes as expectativas e necessidades de cada perfil de eleitor.
Esse esforço de análise de dados permitiu à campanha segmentar e alcançar o público com máxima eficiência e precisão, em todos os tipos de mídia, do telefone à televisão.
Inteligência ao negócio
A robustez e a flexibilidade das soluções de BI permitem a cada equipe, e até cada profissional individualmente, consultar os dados relevantes para tomar decisões em questão de minutos, ou até mesmo em tempo real.
Mais do que isso, possibilitam análises colaborativas, em que todos os envolvidos, independente da área ou do nível hierárquico, podem acrescentar suas percepções e tomar decisões baseadas em dados confiáveis, aumentando a transparência e melhorando a governança.
As soluções atuais de mercado são customizadas para todo tipo e tamanho de organização para ajudar a controlar todas as áreas, de marketing e vendas, a financeiro e recursos humanos.
O uso inteligente dos dados à disposição da sua empresa pode representar uma importante vantagem competitiva, ajudando a conhecer seus clientes e direcionar melhor sua estratégia.
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