Como mensurar o ROI de marketing?

Até pouco tempo existiam poucas métricas para medir sucesso ou fracasso de uma ação de marketing. O controle das ações de marketing ficava por conta de ‘achismos’ e intuições de alguns especialistas do mercado.

É muito comum que os executivos das organizações se mostrem insatisfeitos com os resultados de marketing e que achem que o insucesso das vendas se deve a ações mal estruturadas. No entanto, o grande desafio é sair do achismo e começar a olhar o cenário com base em  dados concretos e confiáveis. Saber como está sendo vista sua campanha é importante não só para verificar a eficácia das ações como também para perceber como seu público tem recebido e reagido as ações de publicidade e marketing que sua organização tem realizado.

Nesse contexto, mensurar o Retorno do Investimento (ROI) em Marketing é fundamental para identificar quanto a companhia está ganhando para cada centavo gasto e se o investimento está contribuindo para o Market Share e construção de imagem da marca. Em termos financeiros, é possível determinar, por exemplo, o custo de cada clique para trazer um provável cliente para seu  e-commerce e o custo de cada conversão para uma venda. Ou seja, você consegue saber quanto das vendas totais são resultados dos investimentos  em marketing e também quantas receitas foram geradas a partir do total de gastos por plataforma (online, impressa, rádio, TV, etc).

Muitas soluções de publicidade online como Google Adwords e Facebook Ads permitem o acompanhamento desses resultados e, em alguns casos, é possível até saber o custo de cada conversão. Porém, a empresa que investe em diversas plataformas, tem dificuldade para acessar a todos esses dados gerados, comprometendo a comparação do investimento em marketing versus o retorno obtido, certo?

Uma análise cuidadosa do ROI em marketing, realizada de forma planejada e consciente,  permitirá que sua companhia possa identificar produtos rentáveis e não rentáveis, ações que deram certo e que fracassaram, o melhor meio para investimento e anúncio, o ideal e o real.

O mercado tem mudado muito rapidamente e quanto antes seu departamento de marketing rever estratégias e investimentos, menos dinheiro será gasto com ações não rentáveis e mais lucro será gerado. Esperar dias ou semanas para ter um gráfico ou planilha com informações estratégicas sobre as campanhas ativas pode prejudicar a tomada de decisão e também a competividade e participação de mercado do seu negócio.

Uma solução de Inteligência de Negócios ou Business Inteligence (BI) dará suporte aos gestores de Marketing para que eles possam tomar decisões melhores e mais rápidas com base em gráficos e relatórios de vendas e marketing consolidados. Sua organização poderá capturar e medir as respostas de campanhas online, rastrear as oportunidades de vendas por por meio do valor dos pedidos fechados e obter métricas a partir da comparação da margem de lucro com o total de investimentos. Tudo isso em uma ferramenta que traduz informações de diversos sistemas em uma única interface de fácil utilização e visualização.

Tenha em mente que um mercado cada vez mais dinâmico, é necessário dispor de ferramentas que facilitem seu dia a dia e otimizem o tempo. E também que permitam disponibilizar relatórios, gráficos e alertas de desempenho de cada campanha para analisar o ROI em Marketing e, principalmente, possibilitar decisões ágeis e descoberta de informações e conhecimento.

New Call-to-action

Deixe um comentário