Como o Business Intelligence ajuda a gerenciar órgãos públicos

business intelligence 2.jpg

O exercício de gestão de um órgão público não é algo simples. Além de lidar com o dinheiro dos impostos pagos pela população, os gestores possuem a responsabilidade de manter todos os dados atualizados, ter precisão nas decisões e agilidade nas ações. Para isso, muitos usam o Business Intelligence (BI) para gerenciar órgãos públicos.

Apesar de ser um benefício comprovado na prática por centenas de gestores públicos, muitos ainda permanecem com o trabalho manual e o alto risco de decisões equivocadas. Isso ocorre, em grande parte, por ter o gerenciamento de dados baseado em ações manuais e sem o business intelligence para auxiliar na gestão da informação.

Quer saber como o BI pode transformar o gerenciamento de dados de uma organização governamental?

Acompanhe nosso post e conheça dois casos práticos em que a plataforma Qlik foi utilizada na gestão das informações, na geração de indicadores rápidos e seguros!

Como a prefeitura de Santos (sp) usou o Qlikview?

A administração pública vive há alguns anos com uma realidade diferente: os orçamentos são mais limitados, as verbas são comprometidas e existe uma exigência maior pela eficiência nas decisões.

O Qlikview pode ajudar uma prefeitura na tomada de decisões inteligentes baseadas em indicadores seguros, além de proporcionar uma alta velocidade na gestão de informações.

 

Área de Finanças

Antes de usar o Business Intelligence (BI) como solução de analise na prefeitura, tudo era realizado de forma manual. Nesse caso, as planilhas e relatórios eram baseados em situações que haviam acontecido, agora, os gestores podem prever cenários e agir com precisão nas decisões que precisam tomar.

Em 2016, o Qlikview foi utilizado principalmente no encerramento do exercício do mandato. O uso do BI ocorreu fundamentalmente na análise dos dados e na sugestão de propostas para as áreas que necessitavam de cancelamento de empenhos ou de manutenção de saldos financeiros.

 

Aumento da velocidade nas informações

A velocidade na informação foi o destaque do uso do business intelligence na Prefeitura de Santos. O Qlikview contribuiu com a geração de dados confiáveis e na rápida tomada de decisão em um momento importante para a administração do município.

Cerca de 40 gestores usam o Qlikview em seu dia a dia, especialmente para gerar relatórios de forma rápida, evitar o trabalho manual e garantir a fidelidade dos dados. Ao usar o BI, relatórios que demoravam quatro meses para serem emitidos foram criados em poucos dias.

O BI teve a função de agilizar o trabalho dos gestores, eliminar tarefas manuais que burocratizavam as funções e que não traziam velocidade à gestão pública. Essa transformação foi comprovada no cotidiano dos funcionários da Prefeitura de Santos e pela população. 

Download Qlik View

Secretaria da Fazenda do Distrito Federal (Sefaz/DF)

A Sefaz/DF usou o Qlikview para transformar o modo com que o gerenciamento de dados ocorria na Secretaria. Tudo começou com o uso da ferramenta na fiscalização e no incremento da receita de forma espontânea com a criação do Posto Fiscal Eletrônico.

Com esse novo método, os auditores da Sefaz do Distrito Federal puderam explorar os dados de forma efetiva e em tempo real os documentos eram analisados antes mesmo dos produtos chegarem em Brasília. Com isso, o incremento na arrecadação do setor de cosméticos, por exemplo, cresceu 27% em 2016.

O uso da inteligência no gerenciamento de dados foi utilizado para o setor de administração dos recursos públicos, como Tribunal de Contas, órgãos de controle e licitação. Hoje, com o business intelligence, os investimentos públicos podem ser acompanhados com transparência e em tempo real.

Assim como a iniciativa privada, os órgãos governamentais precisam de agilidade na mensuração dos resultados, geração de indicadores rápidos e eficientes. Tudo isso permite uma rápida tomada de decisão com uma base em informações seguras.

Tanto a Prefeitura de Santos, quanto a Secretaria de Fazenda do Distrito Federal experimentaram a transformação que a Plataforma Qlik é capaz de promover na gestão da informação. Esses foram apenas dois exemplos de como o setor público pode transformar seus serviços através da tecnologia.

Agora que você já sabe como o business intelligence pode ajudar a gerenciar uma organização governamental, que tal descobrir tudo o que a Plataforma Qlik tem a oferecer?

Conheça agora mesmo todas as características de uma das melhores plataformas de BI do mercado!

Deixe um comentário