Como o Qlik Sense agiliza o departamento financeiro

Qlik-Financeiro

Muitos empresários ainda acreditam que trabalhar com Business Intelligence (BI) seja exclusividade de empresas de grande porte. Isso é um tremendo engano, pois é preciso entender o valor agregado de uma ferramenta analítica para todo tipo de negócio. As estatísticas mostram que as empresas com menos de 100 funcionários tiveram a maior taxa de adoção de BI em 2018.

As soluções de BI ajudam a integrar as informações da organização, conversando com outros sistemas e extraindo deles todas as informações para a estratégia empresarial. Analisar dados e indicadores é essencial, e não importa o segmento de atuação ou o tamanho da companhia. 

Finanças é um parceiro de negócios

Os executivos estão procurando CFOs (Chiefs Financial Officer) para insights baseados em dados que impulsionem o negócio. A equipe de Finanças hoje é a "potência de análise" da organização. E a pressão sobre os departamentos financeiros está aumentando para fazer a transição de relatórios históricos para uma perspectiva prospectiva.

O valor agregado de uma solução analítica como o Qlik é insuperável. A análise proporcionada pelo Qlik oferece insights sem precedentes não somente em todos os seus KPIs financeiros, mas também no desempenho do seu produto, no comportamento do cliente, nas ameaças competitivas, nas condições de mercado e muito mais. Como resultado, você ganha o poder de revolucionar seus negócios para a era digital.

Você sabe como mostrar valor para a diretoria na implementação de uma solução de BI? Conheça um checklist de como a ferramenta Qlik Sense pode otimizar 10 processos do seu departamento financeiro.

  1. Análise do comportamento das finanças

A solução de BI para Finanças é fundamental para estruturação e análise dos dados financeiros. Permite uma visão organizada do fluxo de caixa para entender as movimentações de entrada e saída do dinheiro feitas na empresa. Analisando o cenário é possível prever novas situações e definir estratégias para reduzir custos e aumentar o lucro.

  1. Planejamento do orçamento

Saber como investir adequadamente o dinheiro em épocas mais difíceis e, principalmente, analisar riscos é essencial para evitar prejuízos. O BI permite estudar os dados, avaliar os cenários e obter uma previsão orçamentária de forma simples e eficiente.

  1. Gerenciamento de pagamentos e recebimentos

Com a solução de Business Intelligence outro benefício é analisar o perfil dos clientes e identificar bons e maus pagadores. Com os dados de contas a pagar e a receber consolidados na plataforma, é mais fácil ter uma visão total sobre determinado período e calcular ganhos e perdas. Além disso, ao conhecer melhor seu cliente, é possível definir uma estratégia assertiva para cobrá-lo ou para vender mais.

  1. Automação das cobranças

Com o suporte de ferramentas informatizadas a realização das cobranças é automatizada, com a possibilidade da emissão de diversos boletos em um único lote. O sistema tem abertura para diversas formas de pagamento e conta com o recurso de envio automático de cobrança via email ou SMS.

Os software podem ser integrados aos sistemas bancários, o que evita entrar na plataforma dos bancos para emitir recebimentos e fazer o controle. A conciliação bancária também é feita por meio do programa informatizado. Assim, as atividades são realizadas de forma mais rápida e há mais tempo para a equipe direcionar seus esforços para ações estratégicas.

  1. Uso de sistemas de emissão de notas fiscais

A emissão de notas fiscais se tornou mais ágil com a mudança para o sistema de nota eletrônica (NFe). Nele, os arquivos são compartilhados digitalmente e toda a comunicação com a Secretaria da Fazenda é feita pela Internet. A empresa envia os dados da operação e recebe o arquivo XML, que é a nota fiscal de fato.

Esse sistema acelera o processo, mas quando as notas são muito numerosas, é um pouco trabalhoso, pois os arquivos XML são baixados um por um. Um sistema automatizado de emissão de notas fiscais pode ser uma boa solução para essa situação.

Uma ferramenta de BI permite a emissão da NFe atrelada a cada cobrança realizada. Com isso, a organização otimiza a gestão das finanças e tem acesso a um serviço prático e seguro.

  1. Otimizar o controle financeiro

Com o acesso a informações estruturadas, em relatórios consistentes, é possível fazer uma análise preditiva. Isso possibilita traçar cenários e abastecer os tomadores de decisões com dados consistentes. Uma boa ferramenta para melhor análise de dados na empresa, como BI,é a alternativa mais eficiente para integrar os dados.

  1. Facilidade de geração de segunda via de boletos

Gerar a segunda via de um boleto pode ser uma tarefa rápida, mas quando há um  volume grande de documentos para emitir isso pode se tornar um pouco mais complexo. Com a tecnologia, esse processo se torna mais fácil. Com o BI, é possível importar as informações do consumidor e gerar rapidamente o boleto.

  1. Otimização do pagamento em lote

O pagamento em lote é uma boa alternativa para otimizar as tarefas na empresa. Essa funcionalidade permite que o profissional efetue a transferência de valores para vários destinatários de uma só vez. Assim, a organização pode ter mais agilidade e efetividade no trabalho.

  1. Pontualidade no pagamento de taxas e impostos

Além de manter os pagamentos dos fornecedores em dia, é preciso ficar atento para o cumprimento dos prazos de vencimento dos impostos e taxas. Em caso de atrasos, a empresa deverá arcar com multas e juros que, dependendo do órgão, podem ser de valor considerável.Uma boa maneira de organizar esses pagamentos é manter os lançamentos das despesas nos sistemas, incluindo vencimento e prazos-limite para quitação sem incidência de juros. Pode parecer que não, mas, quando acumulados, os pequenos montantes ganham destaque no orçamento.

  1. Gerenciamento de riscos

Com a análise detalhada de cada área da empresa, fica mais fácil descobrir e dimensionar com rapidez os gargalos de uma organização. Logo, pode-se definir práticas seguras para evitar futuros prejuízos.

A tecnologia maximiza a qualidade e a velocidade dos processos financeiros das empresas. O Qlik permite criação de relatórios financeiros e acelera as organizações com dados mais direcionados e em tempo real. Com isso, oferece a possibilidade de descobrir e aproveitar novas visões. Implemente essas soluções essenciais na sua empresa e aproveite os resultados! 

Deixe um comentário