As ofertas da black friday já são muito aguardadas entre os consumidores brasileiros. Dados divulgados no Estadão revelam que a intenção de gasto médio é de cerca de R$713 para este ano, quase 10% maior do que em 2016. Além disso, quase 70% dos consumidores pretendem fazer compras nessa data.
Essas informações são muito relevantes para os negócios que pretendem aderir a essa campanha se prepararem, tanto em suas lojas físicas quanto nas virtuais.
Diante dessa popularidade, vale ressaltar que tão importante quanto oferecer promoções imperdíveis para os clientes é garantir que o seu negócio vai atingir todo o seu potencial, sem perder vendas por falta de planejamento ou organização.
O Business Intelligence pode ser o seu grande aliado e ajudar tanto no planejamento das campanhas da black friday e durante as vendas. Veja como!
Planejando minha black fiday com Business Intelligence
Parte do planejamento para a black friday consiste em criar ofertas para atrair os clientes. No entanto, há sempre uma série de reclamações registradas por consumidores que mostram que planejar o processo de vendas em um dia como esse envolve muito mais do que propaganda.
Dentre as queixas mais comuns relatadas por clientes, uma lista divulgada no site G1 mostra que a falta de produtos disponíveis no estoque é um fato comum na data. Isso mostra que planejar é o primeiro passo para ter o sucesso desejado.
Diante disso, uma das maiores preocupações é sobre como fazer o controle de estoque no black friday.
Quando falamos no Business Intelligence aplicado nesse contexto, especificamente, os benefícios de utilizá-lo antes de iniciar a campanha englobam:
- Organizar o estoque para que não falte nada no dia
- Estabelecer a margem de lucro de cada produto
- Saber quais são os produtos mais procurados pelo público
- Compreender o alcance da loja no tempo que antecede a black friday
- Conhecer o perfil de clientes que buscam pelos produtos
Tudo isso pode ser analisado graças ao poder do Business Intelligence de oferecer subsídio para montar uma ótima campanha de vendas, organizando, cruzando e interpretando dados.
A margem de lucro total de um produto, por exemplo, pode ser um ótimo indicador para saber a hora certa de mudar a estratégia e direcionar esforços para outras mercadorias. Por isso, é importante analisar e definir esses aspectos antes mesmo de começar as vendas.
Podemos concluir que utilizar esse recurso para planejar as vendas numa data com grande potencial de faturamento como essa pode fazer toda a diferença para tomar decisões compatíveis com as necessidades dos clientes e garantir sua satisfação.
Monitorando minhas vendas em tempo real
Durante a black friday é importante acompanhar o andamento das vendas em tempo real. Assim é possível controlar o processo de acordo com a demanda externa e, assim, adaptar o estoque do site ou loja física, melhorando a experiência do consumidor.
Por exemplo: como saber se determinado produto já está atingindo a margem de lucro estabelecida? E mais, como saber a hora de focar a atenção em outro produto que combina um bom índice de procura com um estoque cheio?
Trabalhando com o Business Intelligence é possível acompanhar as vendas online, cruzar dados para acompanhar o estoque, gerenciar o alcance do público de forma segmentada e de acordo com o que ele busca.
Podemos dizer que os benefícios do Business Intelligence na Black Friday se dividem nos seguintes campos:
- Estoque
- Alcance do público
- Procura de produtos
Ao alinhar essas três dimensões, a melhora nas vendas é uma consequência direta, pois parte-se de uma posição em que há conhecimento sobre estoque disponível por produto, impacto real da campanha e, principalmente, sobre as preferências do público. Isso, por sua vez, representa uma fonte importante de insights e descontos possíveis para a black friday.
A utilização do Business Intelligence para gerenciar uma campanha como essa, em que há grande expectativa dos consumidores, garante também que nada seja feito de forma aleatória, uma vez que as ferramentas de BI criam um panorama de vendas do negócio, partindo de dados reais para gerar soluções compatíveis com aquela realidade.
A black friday só dura um dia, mas o planejamento e acompanhamento das vendas é essencial para o sucesso da campanha da sua loja ou e-commerce. Portanto, para conhecer melhor sobre o que falamos de transformar dados em insights, aprenda a gerenciar números e métricas para tomar as melhores decisões.
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