Estruturar um planejamento de marketing e vendas alinhado com as estratégias do negócio é o passo número um para o sucesso de uma organização. E a melhor forma de fazer isso é com base em análises, interpretação e cruzamento de dados do mercado, concorrência e consumidor.
Saber, por exemplo, qual o meio de comunicação mais eficiente para cada perfil de cliente é um grande facilitador para as ações de marketing e para as abordagens comerciais.
Porém, muitos profissionais ainda são resistentes ao uso de uma ferramenta analítica no dia a dia, pois acham que estarão sendo monitorados e que o trabalho ficará “engessado”. Mas isso não é verdade.
Uma plataforma de Business Intelligence contribui para facilitar (e muito!) o trabalho das áreas comercial e de comunicação por meio de informações valiosas que são visualizadas em dashboards.
Veja quatro passos importantes para implementar o BI com sucesso nesses departamentos.
Alinhe a expectativa
Para que a implantação de uma solução tecnológica seja bem-sucedida é importante reunir todos os envolvidos para explicar os pontos positivos e melhorias que serão obtidas e alinhar o que se espera de cada departamento a partir deste momento. É importante ser transparente e traçar objetivos para as áreas.
Defina métricas e metas claras e objetivas
Uma das formas mais eficientes de tirar proveito de uma solução analítica de dados é definindo os KPIs (Key Performance Indicator). Desta forma, você consegue ter indicadores por áreas para acompanhar a evolução das estratégias e mensurar os resultados. Não se esqueça de definir metas ousadas, porém reais. Não tem nada mais desanimador para um colaborador do que saber que é impossível alcançar um resultado.
Uniformize os processos
É comum que cada área da empresa adote metodologias e processos próprios para mensurar os resultados, definir e organizar as prioridades diárias. Isso acontece bastante em vendas, em que são encontrados muitos canais e formas diferentes de informar resultados.
Para que o uso do BI seja positivo é importante eliminar os métodos individuais e uniformizar os processos. Com isso, quando uma métrica for desenhada, ela precisa ser implementada e reportada no sistema de análise de dados. Essa é a maneira mais prática e precisa para controlar as informações e conseguir tomar uma decisão assertiva com base no cenário real.
Ensine e aplique noções de tecnologia
As áreas de marketing e vendas não estão habituadas a utilizarem soluções tecnológicas no seu dia a dia. Por isso, é muito importante realizar treinamentos para aplicar noções básicas de TI e, principalmente, ensinar a utilizar a plataforma. Se isso não ocorre, são grandes as chances de desmotivação dos colaboradores.
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