Consultoria ou treinamento? Como gerenciar e economizar no projeto de business intelligence

Para que um projeto de BI (Business Intelligence) tenha sucesso e supere a expectativa de todos é necessário que ele vá além dos aspectos tecnológicos.


O que isso quer dizer?


Significa que investir em uma ferramenta analítica de uso intuitivo, que permita o acompanhamento dos indicadores em dashboards personalizáveis e com a possibilidade de gerar reports sob medida é o mínimo para obter o resultado esperado.


Porém, para extrair informações precisas e consistentes para a tomada de decisão é preciso capacitar os usuários para uma utilização mais ativa e proveitosa e, também, estruturar dashboards alinhados com o objetivo do negócio.

Como a consultoria pode ajudar?

Dependendo do porte do projeto e da necessidade da organização, você vai precisar contratar uma consultoria de BI para ajudá-lo na criação, desenvolvimento, configuração e personalização de novos painéis.


O apoio de um consultor é fundamental na parametrização e atualização das visões e cenários.

Em contrapartida, isso faz com que, além da licença, você precise pagar também pelo serviço da consultoria e alguns usuários adicionais. Tudo isso encarece o projeto.

Treinamento: melhor custo benefício

A utilização de uma plataforma analítica exige uma mudança cultural nas empresas. Os gestores e equipe precisam entender os reais benefícios do uso do business intelligence e as vantagens de utilizar os dados em prol do negócio.

Para isso, a melhor saída é investir em treinamentos. A Academia IN oferece experiências, conhecimentos e metodologias para estruturar de forma efetiva a gestão estratégica e tática dos projetos de BI.

Ao optar por esse modelo, a organização tem a possibilidade de capacitar seu staff interno e não precisa depender exclusivamente de consultorias. Assim, o projeto final apresenta um custo benefício muito mais vantajoso, além de permitir mais autonomia na análise das informações e construção de cenários.

Conquiste mais clientes com Business Intelligence

Deixe um comentário