Quando o assunto é colocar em uso as ferramentas para otimizar ações de marketing, existem decisões importantes a serem tomadas. Como determinar quais objetivos você, como gestor de marketing, quer alcançar com elas e identificar quais ferramentas são necessárias. Mas não é só isso. Uma decisão muito importante e que pode gerar dúvidas é com quem contar para fazer a implementação do projeto de forma bem sucedida.
Pois é. Entre encontrar as ferramentas essenciais para gestor de marketing e tê-las em uso, você precisa definir como será implementado o seu projeto.
Neste post vamos mostrar as opções para te deixar mais tranquilo. E para não esquecer que você não precisa fazer isso sozinho.
# Principais ferramentas para marketing digital
Para que os seus planos se concretizem, será fundamental contar com a tecnologia. Ela vai garantir um trabalho focado no cliente, assegurar o crescimento de acessos e engajamento ao site e blog da sua organização e quaisquer outros tipos de ação para acelerar as vendas.
Quando voltamos o olhar para as ferramentas para otimizar ações de marketing, várias delas vão estar na lista, com focos de atuação principalmente em:
- Email Marketing;
- Construção de Landing Pages;
- SEO;
- Social Media Monitoring/Management.
Nós já trouxemos aqui no blog um artigo falando especificamente sobre esse tema e um kit de ferramentas para marketing digital. Esperamos que ele tenha ajudado você na sua escolha.
E agora chegou o momento de definir como você vai implementar seu projeto para colocar suas ferramentas para funcionar. Você tem algumas opções para fazer isso. Pode contar com um time interno de TI (Tecnologia da Informação), pode contratar um fornecedor capacitado e até trabalhar com uma formação mista.
Qual a melhor opção para sua organização? Você é quem vai decidir. Veja abaixo vantagens e desvantagens de cada modelo e tome a sua decisão.
# Opções para implementar ferramentas essenciais para gestor de marketing
1. Equipe interna de TI
Ter um time com os skills técnicos e o perfil da sua empresa é uma tarefa difícil e envolve um alto investimento de tempo e recursos financeiros. E, na área de TI, que convive com escassez de mão de obra, os riscos de não encontrar o profissional ideal ou perdê-lo rapidamente também deve ser considerado. O que se torna uma desvantagem desse modelo. Outro ponto que coloca em xeque a utilização do time interno é o foco. A concorrência com outros projetos e atividades poderá exigir mais tempo do que o necessário para a implementação do seu projeto. A principal vantagem, se desconsiderarmos o fator turnover (rotatividade de funcionários), é ter “dentro de casa” o conhecimento para promover mudanças e novas experiências com o apoio dessas ferramentas. É um bom modelo para manter as ferramentas sempre de acordo com as estratégias da empresa.
2. Fornecedor especializado
A primeira impressão que você pode ter quando pensa em contar com um fornecedor especializado é que, quando o projeto for finalizado, você ficará dependente do conhecimento dele para realizar suas ações. Mas isso vai depender de quanto amigável e flexível é a própria ferramenta. Se você optou por uma ferramenta difícil de usar e que exige habilidades técnicas constantes para ser usada, sim, isso pode ser uma desvantagem.
Por isso já trouxemos aqui no blog dicas para escolher bem suas principais ferramentas, como o BI, por exemplo.
Por outro lado, contar com fornecedores especializados nas ferramentas para otimizar ações de marketing, traz a vantagem de que você não precisa gastar tempo buscando profissionais no mercado ou aguardando a capacitação do seu time interno. Assim como não vai precisar incorporar novos custos fixos na folha de pagamento da empresa, além de contar com foco total no seu projeto.
O conhecimento e experiência do fornecedor especializado também é uma vantagem, pois vai ampliar o leque de utilização da ferramenta, e fazer um melhor proveito de todo o potencial que ela tem a oferecer. Tudo isso, levando em consideração seus objetivos enquanto gestor de marketing.
E, “de quebra”, você ainda poderá contar com novas perspectivas sobre seu negócio, por conta do benchmarking proporcionado por especialistas no assunto.
3. Time misto
Sim, essa é uma opção também. Você pode montar um time misto para o projeto de implementação das suas ferramentas, composto por colaboradores internos e por profissionais especializados.
Para isso, será bem importante elaborar um plano de ação bem claro, com as atribuições e responsabilidades de cada um. Assim como, quais objetivos os profissionais da sua empresa devem alcançar após a execução do projeto, como saber “mexer” em determinada função da ferramenta, dominar um conceito, entre outros. Um parceiro especializado e comprometido com seus objetivos certamente o ajudará em um cenário como esse.
Existem opções distintas para a implementação do seu projeto de tecnologia no marketing digital. Para descobrir a melhor estratégia para ter ferramentas implementadas com segurança e a maior rapidez possível, avalie as características dos modelos versus o perfil e as expectativas da sua empresa.
Continue acompanhando nosso blog para obter informações valiosas e a confiança necessária para levar a tecnologia certa para a área de marketing!
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